Tente conhecer a vida para saber defender-se

Por não saberem quanto é importante entender os aspectos transcendentes da vida, muitas pessoas também não sabem enfrentar suas dificuldades. Revoltam-se contra tudo e todos, sentem-se sós, abandonadas ou até desprotegidas, porque a ideia de proteção de supostos entes divinos é muito forte entre elas, justamente por não conhecerem a verdade espiritualista defendida pelo Racionalismo Cristão.

Os princípios da filosofia racionalista cristã, quando postos em prática, fazem com que as dificuldades pessoais sejam enfrentadas com mais facilidade e resolvidas com maior êxito. Sem esclarecimento espiritual, os problemas se acumulam de tal forma que as pessoas não conseguem equacioná-los para lhes dar a solução adequada, sobretudo quando estão presas a uma intensa materialidade, distantes, portanto, dos valores autênticos da espiritualidade.

É por esse motivo que convidamos os assistentes de reuniões públicas das casas racionalistas cristãs a estudar a espiritualidade, porque, ao estudá-la com refletida atenção, irão estudar a si mesmos e conhecer com maior exatidão a própria personalidade. Mediante essa autorreflexão, as dificuldades por que passam serão mais bem analisadas e resolvidas de forma objetiva e clara.

Então, alguém pode perguntar: “Por que os problemas serão solucionados com êxito?” E respondemos: porque o estudioso da espiritualidade irá entender a razão pela qual a maioria das dificuldades que surgem no dia a dia é causada pelo mau uso do livre-arbítrio. Da mesma forma que a ausência de bom relacionamento na convivência humana é motivo de contrariedades e desentendimentos, sobretudo quando a pessoa voluntariosa quer sempre impor a sua vontade, o que torna tudo mais difícil de ser solucionado.

Sendo assim, é fácil também entender o porquê do mau ambiente fluídico em muitos lares, locais de trabalho e no próprio meio social. Será que alguma pessoa pergunta a si mesma se é a causadora das incompreensões, das desavenças e das desuniões que ocorrem? Provavelmente não, pois é bem mais cômodo pôr a culpa em quem está ao redor, uma vez que é difícil olhar dentro de si mesma e ver que os desencontros existentes partem dela própria.

Por isso, insistimos em repetir, é muito importante estudar o Racionalismo Cristão, porque os estudiosos da espiritualidade conhecerão o que realmente trazem dentro de si mesmos. Todavia, essa autoanálise deve ser feita com honestidade, sem temer colocar para fora o que descobrirem de errado no âmago, pois a tendência é sentir vergonha dos sentimentos inadequados à boa convivência que ainda possuem e, por essa razão, optar por escondê-los sob o manto da hipocrisia, da deslealdade ou da traição, entre outros tristes procedimentos.

Portanto, percorram o amplo e seguro caminho da espiritualidade, onde irão constatar que os reveses humanos não são castigos, mas oportunidades de crescimento evolutivo ao serem superados com a prática usual dos princípios espiritualistas dessa autêntica e verdadeira filosofia de vida que é o Racionalismo Cristão.