Todos podem superar tudo na vida

A vida cotidiana apresenta aos seres humanos muitos desafios. São reveses, contrariedades e decepções, entremeados de êxitos, estímulos e conquistas, tudo decorrente de uma lógica definida por transcendentes leis evolutivas. As alegrias são bem-vindas, porque retemperam o espírito, ao passo que as dificuldades impedem o triunfo pelo próprio esforço, quando a pessoa se enfraquece espiritualmente.

Todavia, os seres humanos possuem um conjunto de recursos espirituais composto por atributos, como o raciocínio, a vontade e o domínio próprio, entre outros, e por faculdades, como o livre-arbítrio, as percepções mediúnicas, as vocações e tantas mais habilidades. À combinação do uso harmônico de atributos e faculdades somam-se as vivências acumuladas em existências passadas, tudo registrado no subconsciente das pessoas. É com esse aparato que os obstáculos do viver terreno devem ser por elas enfrentados e superados.

Da análise pormenorizada dos problemas surgem as soluções adequadas. Adotar autorreflexão como hábito diário, preferencialmente antes da limpeza psíquica, é a melhor iniciativa que as pessoas podem tomar. Fortalecidas pelos eflúvios recebidos das Forças Superiores durante as irradiações, os recursos espirituais mencionados serão colocados em prática com mais facilidade e maior precisão, fluindo do subconsciente as intuições que irão resolver da melhor forma as contrariedades.

Portanto, para que os seres humanos possam agir de maneira correta é necessário que tenham saúde física e equilíbrio psíquico. Debilidades orgânicas, tristeza, desespero, ódio, revolta são sintomas e sentimentos negativos, que tiram o ânimo, turvam o raciocínio, debilitam a vontade, provocam ações reprováveis, dificultam a análise dos fatos.

Inúmeras pessoas, ao se deixarem envolver pelas influências nocivas dos campos vibracionais densos que percorrem a atmosfera fluídica da Terra, ficam sujeitas às interferências de espíritos livres da matéria física que por ela vagueiam. Essa danosa assistência dificulta ou impede a solução das dificuldades por que passam, e elas concluem que estão diante de problemas insolúveis, o que não é verdadeiro. Todo problema tem solução. Quando os seres humanos estão fortalecidos pelos fluidos das Forças Superiores e seus pensamentos percorrem os campos vibracionais do bem, o êxito é facilmente alcançado, em razão dessa benéfica assistência.

Qualquer pessoa pode superar tudo que enfrenta no mundo físico, desde que coloque em prática o esclarecimento espiritual, como dissemos. Precisa conhecer sua composição astral e física — espírito, corpo fluídico e corpo físico —, ou seja, sua essência como Força e Matéria. Deve aprimorar seus atributos usando, para essa finalidade, as faculdades espirituais que escolheu em seu mundo de estágio, sempre com o objetivo de praticar o bem, em seu favor e dos semelhantes. Ter pensamentos positivos e disciplinar a vida levando em consideração as transcendentes leis evolutivas completam o aprendizado oferecido pelo Racionalismo Cristão.

O viver não é tão difícil quanto parece. O Racionalismo Cristão existe para auxiliar as pessoas a terem uma vida tranquila, aproveitando a passagem pela Terra para crescer em espiritualidade, sem a perda de tempo e o risco de erros em que tanta gente incide.

Esclareçam-se espiritualmente, insistimos, façam a limpeza psíquica diária em seus lares, sempre antecedida por 15 minutos de autoanálise, leiam os livros editados pela Sede Mundial e reflitam sobre o que leem, disciplinem o viver com horários para tudo, tenham pensamentos elevados, evitando as ações que a consciência reprove. Chegarão ao término da existência com a paz de espírito que decorre do dever cumprido com bom aproveitamento.