Trajano de Moraes festeja 6º ano da Filial

O 6º aniversário da elevação da casa racionalista cristã em Trajano de Moraes (estado do Rio de Janeiro) a Filial foi comemorado em 16 de novembro com reunião pública e a seguir reunião cívico-espiritualista, presente grande público e representações das casas racionalistas cristãs de Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Cantagalo e seguidores da Filosofia procedentes de Macaé, Carapebus e São Gonçalo. A reunião pública foi presidida pela senhora Lucy Gonçalves da Costa, representante da Casa-Chefe nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Finalizando, passou a direção dos trabalhos para as comemorações do sexto ano da elevação da categoria de correspondente para filial, assumindo o presidente local, Elzir Pereira Dias, expressou sua alegria e de todos os militantes, deu boas-vindas aos visitantes e passou a direção dos trabalhos ao militante Jomar Pereira Dias. Este fez referência ao seu livreto distribuído na ocasião, que conta a história resumida da fundação do município e o surgimento do Racionalismo Cristão na cidade.

Para chegar à efetivação da Filial, na história descrita no livreto, se destacam os personagens que no dia de hoje foram homenageados conforme entendeu o diretório local. Nesse sentido, achou-se por bem homenagear com o Título de Honra ao Mérito os racionalistas cristãos que, de uma forma ou de outra, prestaram relevantes serviços à filial, que são os seguintes: Lucy Gonçalves da Costa; Dr. Ricardo Barros Monteiro, presidente da Filial Campos dos Goytacazes; Dr. Airton José do Carmo, presidente da Filial Itaperuna e Jomar Bard da Silveira, presidente da Filial de Cantagalo. Receberam das mãos do presidente da Casa os seus certificados da honraria.

Jomar Pereira Dias falou ainda sobre a evolução no plano espiritual que esta Casa realiza, mas também, com o pensamento e olhar sobre espiritualidade, a  filial tem feito um trabalho de divulgação da Filosofia, com entrevistas realizada na rádio local; publicação no jorna A Gazeta da Região, que graciosamente publica sua coluna com o título Racionalismo Cristão – Uma escola espiritualista; exposição dos livros editados pela Casa-Chefe com distribuição de folhetos sobre a Filosofia nas festas literárias que acontecem todos os anos na região,  a exemplo da que ocorreu em 2019, em Santa Maria Madalena, com grande sucesso.