Tratamentos que aumentam a sobrevida

Muitas doenças apresentarão sintomas, complicações graves, irreversíveis ou fatais, tardiamente. Os exames preventivos detectam muitas destas doenças e os tratamentos precoces podem evitar as complicações futuras que poderão diminuir a sobrevida da pessoa ou trazer sofrimentos devido às complicações, muitas delas, evitáveis – aumento do colesterol, triglicérides, aumento de insulina (resistência à insulina), hipertensão arterial, diabetes mellitus, doença renal crônica, insuficiência cardíaca, hepatopatia crônica (doença do fígado), cânceres e outras.

As dosagens de colesterol, triglicérides, glicemia (açúcar) e verificação da pressão arterial devem ser feitas já na infância e durante toda a vida. A monitoração da função dos rins através das dosagens de creatinina, ureia, urina. São exames úteis que orientam exames mais específicos para avaliar melhor a função e perda de proteínas na urina (clearence de creatinina e proteinúria em urina  de 24  horas).

A doença renal crônica é causada por muitas doenças e pode só apresentar sintomas quando o rim está funcionando menos de “20%” (Clearence de Creatinina de 20 ml/min). A dosagem de glicose com insulina e o índice de HOMA são úteis para avaliar a resistência à insulina e “pré-diabetes”. Uma das medicações utilizadas é a metformina. Utilizada com indicação médica normaliza grande parte dos casos com resistência à insulina. Alguns casos necessitam da reposição de vitamina B12 quando a metformina é usada cronicamente, podendo levar a deficiência desta vitamina.

Atualmente os médicos contam com muitos medicamentos eficazes para o tratamento da hipertensão arterial e diabetes mellitus, evitando a maioria das complicações e proporcionando qualidade de vida a longo prazo. Muitos dos pacientes que necessitaram hemodiálises, transplantes renais, stent nas coronárias, cirurgias cardíacas, e sofreram derrames e outras complicações, são os que não controlaram adequadamente a pressão arterial e/ou diabetes mellitus. Os exames preventivos cardiológicos detectam precocemente grande parte das doenças que levam à Insuficiência cardíaca, principalmente a Doença das Coronárias (artérias que levam sangue para o coração), principalmente ao infarto do miocárdio).

Os exames preventivos detectam muitas coronariopatias assintomáticas (sem queixas) e podem ser tratadas antes que ocorra o infarto do miocárdio. As dosagens das enzimas do fígado, coagulação e ultrassom podem detectar doenças do fígado e serem diagnosticadas precocemente.

Os exames preventivos para os cânceres dos diversos órgãos podem diagnosticar precocemente muitos casos e propiciar a cura ou a diminuição das complicações. Nada sentir não quer dizer que não possa ter doenças e muitas delas são tratáveis no momento certo. Às vezes ouvimos “não procuro o médico porque pode ser que ele ache alguma doença” ou “não sinto nada, não preciso ir ao médico ou fazer exames preventivos”.

Cuidar do corpo para podermos viver o maior tempo possível com saúde e lucidez proporciona muitas oportunidades evolutivas e maior contribuição para o Racionalismo Cristão e a humanidade.