O mais importante é o espírito

Existem inúmeras pessoas que se aborrecem com tudo, que se preocupam em demasia com questões de natureza material relacionadas ao trabalho, ao meio social e familiar. A maioria dessas dificuldades, porém, é passageira, nem sequer há motivo para que lhe seja dada tanta importância.

Embora todos tenham obrigações que envolvem compromissos vinculados à subsistência individual, familiar e da própria coletividade, a preocupação maior deve estar voltada para a natureza espiritual do viver, pois a Matéria é somente campo de expressão da Força incitadora e transformadora que os seres humanos trazem dentro de si como emanações individualizadas que são da Inteligência Universal.

Portanto, sempre que as pessoas se sentirem combalidas pelos embates que a vida cotidiana impõe a todas neste mundo de escolaridade, reajam com a força do eu interior que possuem, elevando os pensamentos aos espíritos do Astral Superior, para que, fortalecidas, sigam em frente na trajetória evolutiva planejada nos campos de estágio espiritual.

Por isso, não apontem as imperfeições alheias, porque todos têm as próprias para corrigir. Também não julguem os semelhantes, não tenham ideias preconcebidas nem desconfianças sobre terceiros e, acima de tudo, não revidem as ofensas recebidas, porque irão atrair, tão somente, má assistência espiritual.

Lembrem-se de que os seres humanos têm diferentes níveis de evolução espiritual. Todavia, ainda não despertaram para a espiritualidade os que pensam estar neste mundo com um só objetivo: os ganhos de natureza material. Acham que devem tirar proveito de tudo que existe com embriagador encanto durante a existência, que pensam ser a única, pois consideram o seu verdadeiro eu apenas o corpo físico que possuem.

Sendo assim, sejam tolerantes. Quando dizemos tolerantes, não queremos que as pessoas concordem com qualquer coisa que a consciência voltada para a prática do bem reprove, mas que compreendam os semelhantes quando eles praticam desatinos ou cometem injustiças, pois nem todos têm a intenção de ferir terceiros moralmente. Muitas vezes, são os únicos comportamentos que o grau de evolução espiritual lhes possibilita ter.

O Racionalismo Cristão está voltado para a espiritualização dos seres humanos, mas sabemos que a evolução espiritual não dá saltos, jamais. Ela ocorre lenta e gradativamente. Passo a passo, todos despertarão um dia para a realidade da vida espiritual. As pessoas com nível de espiritualidade mais elevado têm a responsabilidade de dar bons exemplos, de se conduzir na vida de forma digna, nunca perdendo de vista a diretriz de crescimento pretendida, que é o seu norte evolutivo.