Tripla comemoração em Cachoeiro do Itapemirim

Tripla comemoração – 108 anos do Racionalismo Cristão, Dia da Espiritualidade e o 34º aniversário de ascensão a Filial – marcou o dia 26 de janeiro na casa racionalista cristã de Cachoeiro do Itapemirim (Espírito Santo) do Racionalismo Cristão, presidida por Nelcino Bittencourt.

O presidente em exercício, Antonio Carlos de Carvalho, lembrou que a “Casa nasceu de um pequeno grupo de pessoas de boa vontade, que não poupou esforços para concretizar esse nobre ideal. Na década de 30 do século passado, os ilustres fundadores da filial, destacando-se João Feliciano de Araújo, que, graças a um revés de saúde, em busca de lenitivos que pudessem reabilitá-lo, visitou a Casa-Chefe do Racionalismo Cristão e lá firmou com Antonio Cottas o compromisso de fundar um correspondente em Cachoeiro de Itapemirim, e assim fez”.

Destacou Antonio Carlos de Carvalho: “Podemos dizer que os nobres fundadores desta nossa querida filial, espíritos de evolução elevada, encarnaram na Terra com a missão de despertar as pessoas para os valores espirituais, usando sua capacidade de liderança, e com a ajuda de outras pessoas bem intencionadas formaram esta esfera luminosa na nossa querida cidade de Cachoeiro de Itapemirim. E foi na responsabilidade do presidente dessa Casa, Nelcino Bittencourt, que se elevou à categoria de filial.”

“Sabemos que nossa missão é dura e espinhosa, causando-nos às vezes tristeza e desilusão”, disse o presidente em exercício. “Mas também sabemos que é através dela que nos sentimos realizados e confortados pela certeza do dever cumprido. No mundo de inquietações em que vivemos, estamos sempre sujeitos a sentirmo-nos desgastados, debilitados pelo esforço, que por vezes parece infrutífero, mas podemos crer que não é, o que fazemos de bom será sempre compensador. Compensador para a humanidade em geral e para nós próprios, já que o bem que fazemos é tão pouco comparado à necessidade de esclarecimento da humanidade.”

Ao discursar, Filip Carvalho discorreu sobre saúde integral, destacando 25 princípios e garantindo que, com sua adoção, sempre avivados no espírito, não há quem não usufrua um viver relativamente ameno e rodeado de perspectivas agradáveis.

“Falar de espiritualidade é falar do RC, ela é a essência pura do Racionalismo Cristão. Nós a respiramos no Racionalismo Cristão”, afirmou Pedro Danelon.

E prosseguiu: “O esclarecimento espiritual é uma necessidade para todos os seres, porque a humanidade, ignorante das coisas espirituais, das coisas transcendentes, não dá a devida importância à vida, descontrola-se, só vê com os olhos materiais. Luiz de Mattos”.

Acrescentou que “a única via para a felicidade do ser humano tem a primazia no encontro com a sua espiritualização. Só assim o ser se apercebe do real significado da sua existência na Terra, da existência da sua alma, do conhecimento de si mesmo e da vida fora da matéria.

A vida fora da matéria consiste em entender que não existe apenas a matéria e que esta está em sintonia com a Força. E que a Força é o princípio inteligente, imaterial, ativo e transformador da própria matéria.

Assim, o binômio Força e Matéria corresponde à síntese que resume e explica a vida, na sua total amplitude. Perceber esta síntese vai permitir ao ser reconhecer a existência de um principio inteligente e vibrante em si mesmo, do seu próprio espírito, partícula inteligente, força existente em si, capaz de vencer e superar obstáculos, reconhecer erros e transpô-los e, pela apuração deste conhecimento, reduzi-los.”