Um ano de estudos e 5 de execução

A história do majestoso prédio erguido na esquina das ruas General Zenóbio da Costa e Jorge Rudge, em Vila Isabel, Rio de Janeiro, que abriga a sede mundial do Racionalismo Cristão, foi detalhada na comemoração de seus 66 anos pelo diretor bibliotecário da Casa, Jefferson Cunha, que foi buscar as origens, as reuniões e seus participantes, marchas e contramarchas, os 11 meses de estudos e planejamento até o início da obra, em outubro de 1950. a construção levou seis anos, e prédio foi finalmente aberto em 20 de outubro de 1956. A inauguração, evento de destaque na vida da cidade, não só pelo porte da obra, mas também pela sua importância, casou grande mobilização popular e de autoridades.

“Vejam que no dia da inauguração esta Casa já estava imantada. Por quê? Porque havia previamente toda uma irradiação de felicidade daquele instante. Eles não conceberam a felicidade, tão somente para o dia da conclusão, ela era prévia”, disse Jefferson Cunha. Disse, ainda que “Muitos céticos diriam, mas felicidade? Numa casa espírita? Onde recebem pessoas com sofrimentos atrozes, pessoas que vêm atingidas pela dor, pela dor moral, pela dor física? Que felicidade é essa? Como então nós denominarmos esta nomenclatura para uma obra tão gigantesca?

Lembrem-se todos de que essa transferência, que todos os seres humanos ou quase todos fazem diariamente, de só poderem desfrutar da felicidade no final do ano, quando tiverem férias, no final da semana, na sexta-feira, no happy hour ou quando conseguirem a pessoa amada ou quando tiverem promoção no emprego. Essas pessoas, me permitam a franqueza, elas têm uma vida muito triste, porque a felicidade é instantânea, é no momento em que nós estamos diante de nós mesmos, descobrindo algo que possa nos tirar de uma dificuldade.

As Forças Superiores precisam de método, de organização, de disciplina e nada mais claro e mais sólido do que um espaço de conforto como este.