Um sonho e um aniversário

O sonho começou bem antes de 1924, começou com  militantes de um pequeno Correspondente, na cidade de Tatuí.  Sonho de transformar o Correspondente em Filial do Racionalismo Cristão, filosofia que havia sido fundada em 1910 por Luíz de Mattos, na cidade de Santos.

Sonho que enfrentou muitos desafios, obstáculos e preconceitos, mas os militantes e colaboradores se mantiveram firmes em sua luta para que fosse realizado.
Então, no dia 29 de setembro de 1924, foi  inaugurada a tão sonhada e idealizada Filial do Racionalismo Cristão em Tatuí.

Passaram-se muitos anos, 92 precisamente, outro sonho! outra ideia: partindo do nosso então presidente José Nanni Neto. O sonho de homenagear, por merecimento justo do dever cumprido, os militantes que tanto trabalharam e lutaram por essa grande causa em Tatuí. Então dia 30 de setembro de 2017, inaugurou-se um espaço de memórias para essas grandes figuras do passado, memórias que atravessaram o tempo e serão sempre lembrados com carinho e orgulho. Memorial montado com muito carinho por vários militantes, entre eles a secretária da Filial, Sra. Maria Amália O. Ceciliato, juntamente com Patricia Mantegazza, Eni Massacessi e Carlos Roberto F. de Campos.

Assim, nesse 30 de setembro, em reunião cívico-espiritualista presidida por Wilson Carnevalli Filho, foi comemorado o aniversário de 92 anos da Filial e inaugurado o Memorial do Racionalismo Cristão em Tatuí.

Seguindo com a programação, alguns militantes falaram emocionados sobre seus antepassados e sobre suas experiências nesta Filial. O presidente da Casa, José Nanni, agradeceu a grande ajuda e apoio que a Filial Sorocaba tem dado para a Filial Tatuí, e passou  a palavra a Gilvan Simeão, tesoureiro da Filial Sorocaba. Gilvan Simeão, com sua palavra amiga, incentivou ainda mais nossa Filial. Tivemos também palavras incentivadoras da Sra. Marialva Sposito, da Filial de São Paulo.

Para encerrar esse dia de grande orgulho para todos nós militantes dessa singela e esclarecedora Casa e escola de filosofia de vida em Tatuí, foram parabenizados todos que trabalharam direta ou indiretamente para que isso acontecesse.

Colaboração de Roseli Marques de Aguiar, militante da Filial Tatuí.