Eis algumas das realizações

O final de ano é sempre um bom momento para fazermos um balanço das nossas atividades e, para nossa satisfação, constatamos grande crescimento do Racionalismo Cristão. Assim, destacamos nesta coluna os fatos e acontecimentos mais relevantes de 2017, pois em última análise contribuem para o fortalecimento e o esclarecimento espiritual dos nossos semelhantes. Muitos desses acontecimentos foram destacados nas páginas de A Razão deste ano. Então, vamos a eles:

• Casas racionalistas cristãs

• Em 26 de janeiro de 2017, foi inaugurado o Correspondente Chã de Alecrim do Racionalismo Cristão, na cidade de Mindelo, Ilha de São Vicente, na República de Cabo Verde, sob a presidência do Sr. Pedro Nascimento Monteiro Rodrigues.

• Em 27 de janeiro de 2017, foi comemorado o Dia da Espiritualidade nas casas racionalistas cristãs em nível mundial, homenageando os 107 anos de fundação do Racionalismo Cristão.

• Em 18 de março de 2017, foi inaugurada a sede própria do Correspondente Atibaia do Racionalismo Cristão, situada na Rua Jurandir Cunha Lobo, 118, Atibaia Jardim, na cidade de Atibaia, estado de São Paulo.

• Em 9 de junho de 2017, a casa racionalista cristã localizada na cidade de Conselheiro Lafaiete, no estado de Minas Gerais, foi elevada à categoria de filial, passando a ser denominada Filial Conselheiro Lafaiete do Racionalismo Cristão.

• Em 20 de outubro de 2017, após o encerramento da reunião pública, foi comemorado o 61º aniversário de inauguração do edifício da Casa-Chefe do Racionalismo Cristão.

• Em 13 de novembro de 2017, foi inaugurado o Correspondente Terra Branca do Racionalismo Cristão, na cidade de Praia, Ilha de Santiago, na República de Cabo Verde, sob a presidência do Sr. Hélio Manuel dos Reis Pinto.

• Em 13 de novembro de 2017, foi inaugurado o Correspondente Ilha do Fogo do Racionalismo Cristão, na cidade de Mosteiros, Ilha do Fogo, República de Cabo Verde, sob a presidência do Sr. António Sequeira.

Divulgação do Racionalismo Cristão

Até o final de 2017, a previsão de acessos aos sites do Racionalismo Cristão será da ordem de 26 milhões. Em relação a 2016, representa crescimento superior a 10% e, desde que a estatística foi iniciada, em maio de 2005, ultrapassamos 186 milhões de contatos de pessoas interessadas em nossos ensinamentos pela internet. Nesse total, estão incluídos mais de 36 milhões de acessos ao site do jornal A Razão e de 7 milhões ao da webrádio A Razão.

As mídias sociais que integram nosso sistema de comunicação tiveram expressiva ampliação em 2017, destacando-se a página oficial do Racionalismo Cristão no Facebook, com mais de 13 mil curtidas e o alcance acima de 4 milhões de pessoas com as postagens de mensagens sobre a nossa filosofia espiritualista. No canal do Racionalismo Cristão no YouTube, já somaram 312 os vídeos disponíveis produzidos pela Casa-Chefe, com 2,5 mil pessoas inscritas e mais de 350 mil visualizações desses vídeos, com o significativo aumento de 136% em relação a 2016.

Encontro de jovens

No decorrer de 2017 continuaram os encontros de jovens realizados em muitas localidades, em flagrante movimento crescente de interesse pelos ensinamentos racionalistas cristãos por parte de integrantes dessa faixa de idade. Temos incentivado a realização desses encontros em várias regiões, evitando-se, assim, a locomoção dos participantes por grandes distâncias.

• No período de 20 a 22 de outubro de 2017, foi realizado o 2º Encontro de Jovens da Casa-Chefe do Racionalismo Cristão, com palestras, oficina de poesias, vídeos, peça teatral e apresentação do Coral do Racionalismo Cristão. O encerramento ocorreu com passeio pela Baía de Guanabara a bordo de navio da Marinha do Brasil. Grupos de estudos Fundamentais para a compreensão dos ensinamentos espiritualistas divulgados pelo Racionalismo Cristão, em 2017, os grupos de estudo utilizaram mensalmente material preparado e uniformizado pela Diretoria de Ação Doutrinária da Casa-Chefe. Para tanto, os textos objeto de estudo estão disponibilizados no Portal do Racionalismo Cristão, tanto em PDF quanto em Power Point, para facilitar sua apresentação nas casas racionalistas cristãs.

Eventos significativos

Estados Unidos: No período de 17 a 22 de maio de 2017, foram comemorados os 90 anos da chegada do Racionalismo Cristão aos Estados Unidos. Várias casas racionalistas cristãs localizadas no território americano receberam a visita da presidência do Racionalismo Cristão, sendo nelas efetuadas reuniões com militantes, presidentes e médiuns. Na Filial Providence, com a presença de todos os presidentes, foram por eles realizadas palestras sobre a história da Casa que cada qual dirige, e uma conferência de imprensa e o lançamento do livreto The concepts of Christian Rationalists, tradução para a língua inglesa, de autoria da militante da Casa-Chefe Sra. Aline Almeida, da publicação intitulada Conceitos racionalistas cristãos. As cerimônias de encerramento culminaram com jantar de confraternização e o comparecimento maciço de racionalistas cristãos dos Estados Unidos e de outros países.

• Portugal: No período de 25 de agosto a 4 de setembro de 2017, visitamos casas racionalistas cristãs em Portugal, a saber: a Filial Lisboa, nos dias 25 e 26 de agosto; a Filial Porto, de 31 de agosto a 2 de setembro; a Filial São João da Madeira, nos dias 3 e 4 de setembro; e nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2017, o Correspondente Ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores, onde ocorreu o 2º Encontro de Jovens de Portugal e, na casa racionalista cristã dessa região autônoma da República Portuguesa, a realização de três reuniões públicas com a presença de médiuns. Na primeira das reuniões, Antônio Flôr, presidente astral da Filial São Paulo do Racionalismo Cristão, em sua doutrinação, assim se referiu ao momento: “…Um novo capítulo se abre na história do Racionalismo Cristão nos Açores. E não só isso: a consciência que também vai dia a dia se agigantando entre os jovens”.

• Previamente autorizados pela Casa-Chefe, diversos acontecimentos que marcaram o ano de 2017 foram promovidos por iniciativa das casas racionalistas cristãs localizadas em vários países, como cursos, palestras, fóruns, debates, encontros, apresentações artísticas e eventos culturais, que sempre auxiliam na divulgação dos ensinamentos espiritualistas defendidos pelo Racionalismo Cristão.
Salientamos que nada poderia ser feito caso não houvesse a indispensável participação dos prezados militantes, cuja dedicação à nossa filosofia espiritualista devemos enaltecer sempre. Proclamamos, com nosso sentimento espiritual, a saudação de fim de ano, sob a inspiração das vibrações de pensamentos direcionados aos servidores do Racionalismo Cristão e aos leitores de A Razão, extensiva aos entes queridos, almejando-lhes saúde e prosperidade em 2018.