Uma carta que revolveu o passado

Os idos de 2010 remeteram o presidente internacional do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, à lembrança de dias “maravilhosos” passados em Portugal, na inauguração de sede própria da Filial Lisboa. Na participação da festa do Filiado on line, recordou o amigo Luís Barbosa, que o conduziu a visitar a terra natal dos Mestres Luiz de Mattos, Antonio Cottas e Luiz Thomaz.

Gilberto Silva comentou e leu, com muita emoção, carta de congratulações de Antônio Flôr, então presidente da Filial São Paulo, a Francisco Gomes de Abreu, presidente da Filial Lisboa, pela inauguração do Filiado, em 30 de junho de 1979. E lembrou que ele havia datilografado essa carta, redigida por Humberto Romanelli e entregue a Antônio Flôr. Em 1979, ainda com 24 anos, Gilberto Silva já militava na Filial São Paulo e ajudava nos serviços de secretaria. Anos passaram até que a presidente Maria do Céu enviou para a Casa-Chefe documentos relativos à fundação da Filial Lisboa, entre eles a carta que sensibilizou e emocionou Gilberto Silva.

Nelson Ferreira da Costa Filho, dirigente-geral da Filial Marília (SP) do Racionalismo Cristão, enfatizou o prazer e satisfação de participar de uma solenidade diferente, a distância, “mas ao mesmo tempo tão juntos, porque essa pandemia não parou os trabalhos espiritualistas do Racionalismo Cristão, e ainda nos aproximou como nunca. Jamais tive a oportunidade de estar presencialmente em Lisboa e hoje aqui estou, proferindo essas palavras.

Deixo o meu abraço e também dos companheiros da Filial Marília a todos os companheiros da Filial Lisboa.”

“Nesta data marcante para a história do Racionalismo Cristão de Lisboa, saudamos a incansável presidente Maria do Céu Sousa e os valorosos companheiros dessa importante casa racionalista cristã, augurando o seu crescente desenvolvimento, para gáudio de toda a comunidade Racionalista Cristã.”

Com esta saudação, o presidente da Filial São Paulo do Racionalismo Cristão, Herval Tavares de Campos, abriu seu discurso, em que lamentou não ter podido participar pessoalmente da comemoração devido aos empecilhos que estão ocorrendo no mundo e que impossibilitam a realização de reuniões presenciais.

“Com muita satisfação e alegria, comparecemos à inauguração da sede própria dessa Filial, em 2010, ano do centenário da nossa querida Filosofia. Mantemo-nos espiritualmente religados aos queridos companheiros de Lisboa, sempre com o ardente desejo de abraçá-los, desejando crescentes votos de prosperidade e continuado desenvolvimento espiritual”, concluiu.

A diretora da Filial São Paulo Beatriz Melo recordou a primeira vez que esteve em Lisboa, 1997. Já era militante do RC. “Foi um sonho realizado, conhecer a terra dos meus ascendentes e o berço da filosofia racionalista cristã.

Chegar à Rua dos Baldaques não foi fácil, assim como encontrar a Casa que ficava na cave do edifício, mas a acolhida dos amigos foi carinhosa, como sempre.

Voltando em 2010, faltando poucos dias para a inauguração da sede própria, foi uma grande alegria, um momento mágico, estar com amigos procedentes de tantos lugares e poder percorrer os caminhos dos fundadores, e finalmente estar presente à fundação da nova sede. Hoje estamos novamente juntos. Tantos acontecimentos ocorreram nesse intervalo de tempo. Mesmo assim, aparecem as alternativas e a forma de nos conectarmos apesar da distância, e sentir a mesma alegria de poder participar.

Parabéns à Filial Lisboa e todos os seus militantes pelo magnífico trabalho e os bons exemplos de força, determinação e disciplina. Espero em breve poder abraçá-los.”