Uma vida dedicada ao Racionalismo Cristão

Nasci na cidade Barão do Monte Alto, em Minas Gerais, filho de Francisco Pereira de Andrade e Luciana Bernardina de Paula.

Meu pai e minha tia Luciana Gertrudes de Andrade fundaram o Racionalismo Cristão naquela cidade. Ele tinha uma pequena propriedade rural e para assistir às reuniões tinha que caminhar 4 Km, e, quase sempre, eu o acompanhava. Desde os sete anos eu já ajudava nos trabalhos difíceis, porque a família era grande e todos tinham que trabalhar para seu sustento. Ali eu fiquei até os 16 anos, quando comecei a trabalhar em uma padaria. Meu patrão comprou outra padaria em Muriaé, Minas Gerais, e então, com apenas 18 anos me mudei.

Foi lá que conheci aquela que seria a minha esposa, Maria de Lourdes de Souza. Em 1950, aos meus 21 anos, nos casamos. Daí em diante muito trabalho. Em seguida, fomos para a cidade de Tombos, com dois filhos. Em 1961 nos mudamos para Itaperuna, Estado do Rio de Janeiro, quando novamente comecei a frequentar as reuniões do nosso Racionalismo Cristão, e, já com sete filhos, precisando continuar os estudos, mais uma vez nos mudamos para Juiz de Fora, em 1971.

O tempo foi passando e sempre pensando em encontrar pessoas que me ajudasem a abrir um Correspondente. Foi quando conheci um grande amigo, o Sr. Alberto Bruno de Carvalho, que era militante na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais. Encontramos outros companheiros e conseguimos então abrir o nosso Correspondente, em Juiz de Fora. As primeiras reuniões foram presididas pelo nosso companheiro Alberto, na sala do meu apartamento, no bairro Santo Antonio. Infelizmente, por motivos de saúde, ele precisou afastar-se.

Continuamos nos reunindo, até que, em 1998, o nosso grande amigo José Rodrigues da Silva, na época presidente do Racionalismo Cristão em Belo Horizonte, e, com autorização da Casa- Chefe, inaugurou o nosso Correspondente, com a presença de muitas pessoas, entre elas o Sr. Antonio Marquiori, que veio para a inauguração com os companheiros da cidade de São João Nepomuceno, os quais sempre participavam e apoiavam nossos trabalhos. Atualmente seus filhos e familiares frequentam as reuniões, e suas filhas são militantes, seguindo o legado deixado em sua passagem por esse mundo.

Eu, com meus 90 anos, continuo os trabalhos pela Doutrina, com meu filho Lauro, também militante, que me acompanha sempre. E não podia deixar de enaltecer o apoio de todos os militantes do Correspondente, que juntos estamos há muitos anos, enfrentando as dificuldades, as mudanças de endereço, mas nos mantemos firmes em nossa jornada.

Atualmente, desde outubro de 2016, conseguimos alugar uma sala em ótima localização, com a ajuda e apoio da nossa representante regional, Sra. Lília Rodrigues, contando também com a colaboração de todos os militantes, e estamos confiantes. A força, a união, a determinação, a disposição e a convicção nos farão crescer espiritualmente a cada dia e nos levarão ao nosso propósito: ter e manter uma casa racionalista cristã em Juiz de Fora.