Gerações e o mercado

Gerações e o mercado de trabalho sem conflitos
Com três gerações interagindo no mercado de trabalho simultaneamente, era pouco provável que algumas polêmicas não acontecessem. Os jovens reclamam dos mais velhos e vice-versa. Conheça as diferenças entre as gerações:
Tradicionais (até 1945). É a geração que passou pela grande depressão e enfrentou uma grande guerra. Com os países arrasados, precisou reconstruir o mundo e sobreviver. É prática, dedicada, gosta de hierarquias rígidas, fica bastante tempo na mesma empresa e sacrifica-se para alcançar seus objetivos.
Baby-boomers (1946 a 1964). São os filhos do pós-guerra, que romperam padrões e lutaram pela paz. Já não conheceram o mundo destruído e, mais otimistas, puderam pensar em valores pessoais e na boa educação dos filhos. Têm relações de amor e ódio com os superiores, são focados e preferem agir em consenso com os outros.
Geração X (1965 a 1977). Nesse período, as condições materiais do planeta permitem pensar em qualidade de vida, liberdade no trabalho e nas relações. Com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação essa geração já pode tentar equilibrar vida pessoal e trabalho. Mas, como enfrentou crises violentas, como a do desemprego na década de 80, também se tornou cética e superprotetora.
Geração Y (a partir de 1978). Com o mundo relativamente estável, essa geração cresceu em uma década de valorização intensa da infância, com computador, internet e educação mais sofisticada que as gerações anteriores. Ganhou autoestima e não se sujeita a atividades que não façam sentido em longo prazo. Sabe trabalhar em rede e lida com autoridades como se elas fossem colegas de turma do colégio. Com vinte e poucos anos, esses jovens são os representantes da chamada Geração Y, um grupo que está, aos poucos, provocando uma revolução silenciosa. Sem as bandeiras e o estardalhaço das gerações dos anos 60 e 70, mas com a mesma força poderosa de mudança, eles sabem que as normas do passado não funcionam – e as novas estão inventando sozinhos.
Em qual geração você está enquadrado?
Julio Cesar Amaro de Paula
Frequentador da Casa-Chefe, diretor do Colégio Pinheiro Guimarães