Vamos votar!

Foi linda a mobilização no primeiro semestre para que os jovens a partir de 16 anos tirassem o título de eleitor. Assim, poderão participar das eleições em outubro. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a procura pelo documento foi a maior já registrada se comparado às últimas Eleições Gerais, de 2018 e 2014, quando foram emitidos 877.082 e 854.838 novos títulos, respectivamente. Só de janeiro a março de 2022, o Brasil ganhou 1.144.481 novos eleitores na faixa etária de 15 a 18 anos.

O cientista político e analista do TSE Diogo Cruvinel explica que o interesse recorde dos jovens pelo primeiro título se justifica por alguns fatores. “A Justiça Eleitoral sempre realiza campanhas de conscientização e incentivo ao eleitorado como um todo, em especial aos jovens, por meio da mídia e nas escolas. Neste ano, pela primeira vez, a campanha teve a adesão espontânea de artistas e influenciadores, que dialogam diretamente com esse eleitorado, o que ajudou a impulsionar esses números”, avaliou.

Maior polarização. Ainda segundo Diogo Cruvinel, vivemos no Brasil um momento de acirramento dos discursos políticos, com maior polarização. “Esse cenário tende a incentivar os jovens a terem maior engajamento e, por consequência, procuram participar mais ativamente do processo eleitoral. E, para tanto, é necessário ter o título de eleitor. A população tem se conscientizado cada vez mais sobre isso”, analisa.

Se você foi um dos felizardos e já está com o título na mão, ou no celular, confira a seguir todas as informações necessárias para não se perder no processo eleitoral.

  • O voto é facultativo para quem tem de 16 a 18 anos.
  • O eleitor que fez a solicitação do primeiro título pela internet pode acompanhar a emissão no sistema do Título Net. Após o processamento do pedido, não será enviada via impressa do título para a casa do eleitor. Mas ele pode baixar gratuitamente o aplicativo e-Título em um celular ou tablet.
  • Também por meio desse aplicativo, o eleitor terá acesso a uma versão digital do seu título de eleitor, que tem o mesmo valor que a versão em papel. A impressão do título de eleitor também pode ser feita pelo site do TSE ou TRE.
  • Este ano, as eleições serão para presidente, senador, governador, deputado federal, estadual (ou distrital).
  • O primeiro turno será no dia 2 de outubro.
  • Não é obrigatória a apresentação do título de eleitor, mas é nesse documento que constam sua zona e seção eleitorais.
  • Sabendo onde vai votar, basta a apresentação de um documento oficial de identificação com foto, que pode ser a identidade, a carteira de motorista, o certificado de reservista, a carteira de trabalho, o passaporte e a identidade funcional emitida por órgão de classe. Esses documentos poderão ser usados ainda que a data de validade esteja vencida. Certidão de nascimento não vale como identificação. (TP)