Veja os conhecimentos que lhe reserva o RC46

A apresentação do RC46 dá explicações ao leitor:

Excluídas as citações relativas aos fatos considerados sobrenaturais em tempos remotos e aos métodos experimentais da ciência moderna, por serem desnecessárias ao objetivo exclusivo do Racionalismo Cristão, que é o de esclarecer os seres humanos sobre as coisas transcendentes que afetam o seu dia a dia e de os orientar na solução dos problemas da vida resultantes de desequilíbrios psíquicos, como medos, visões, depressão, ansiedade e suicidomania, e dos decorrentes de vícios físicos e morais, entre os quais se destaca o da maledicência, sem esquecer os conflitos conjugais, os dos relacionamentos entre pais e filhos, das relações homoafetivas, dos preconceitos étnicos, sociais, culturais e religiosos.

Explicação do motivo da decisão de incluir no texto as ilustrações constantes na última edição do livro A vida fora da matéria, que, resumidamente, tem por objetivo proporcionar aos leitores ampla compreensão do que é a espiritualidade defendida e divulgada pelo Racionalismo Cristão e praticada nas casas racionalistas cristãs em âmbito mundial.

Por ser mais apropriado, o tema Aura foi de forma concisa e objetiva transferido para o capítulo que trata da mediunidade, dos médiuns e dos fenômenos físicos e psíquicos.

A introdução de um novo tema visto à luz da espiritualidade é apresentado no capítulo 14 com o título Trabalho, uma exigência da vida.

Por ser o RC uma filosofia espiritualista e não uma doutrina espírita, os títulos dos capítulos que tratavam, na 45ª edição, da encarnação e da desencarnação do espírito foram alterados, respectivamente, para Nascimento e vida do ser humano e Falecimento do ser humano e recomeço da vida. Os títulos de 12 capítulos foram complementados por palavras ou expressões esclarecedoras.

Capítulo 1: Evolução, um princípio existencial

Capítulo 2: Força e Matéria e o entendimento da vida

“O universo é constituído de força e matéria, afirma o racionalismo cristão. A força, no seu aspecto transcendente, é imaterial, incitadora e transformadora, enquanto a matéria é o elemento passivo e amoldável. Portanto, em Força e Matéria resume-se e se explica a vida em sua forma mais abrangente.”

Capítulo 3: Espaço e seu conceito transcendente

Capítulo 4: Espírito e seus atributos

Capítulo 5: Pensamento, uma vibração espiritual

“Como o som e a luz, que se propagam pela atmosfera terrestre em velocidades variáveis, o pensamento percorre a atmosfera fluídica da terra em ondas vibratórias ou, então, mediante quadros mentais fluídicos registrados não apenas no campo áurico de quem os gerou como, também, nesse oceano de matéria fluídica existente no Universo.”

Capítulo 6: LIvre-arbítrio e responsabilidade

Capítulo 7: Nascimento e vida do ser humano

Capítulo 8: Falecimento do ser humano e recomeço da vida

Capítulo 9: Mediunidade, médiuns e os fenômenos físicos e psíquicos

“Os olhos humanos podem captar as vibrações da luz solar, mas não as da luz astral, a não ser quando intervém o médium com sua capacidade perceptiva, por meio do fenômeno, muito conhecido, da vidência. A visão física apenas pode distinguir as cores do espectro solar e suas associações. Existem, no entanto, muitas outras que, embora escapando aos olhos humanos, fazem parte da seriação de cores da aura, que a visão astral consegue distinguir de maneira mais ampla e profunda. É a aura humana que, pela grande variação de cores, apresenta maior complexidade de análise. Sua leitura só pode ser efetuada com exatidão por espíritos do astral superior, que são os únicos conhecedores de toda a sutileza da alternância e combinação de suas cores.”

Capítulo 10: Desequilíbrio psíquico

Capítulo 11: Normalização psíquica

Capítulo 12: Valor e a personalidade

Capítulo 13: Caráter e seu conceito moral

Capítulo 14: Trabalho, uma exigência da vida

Capítulo 15: Família e educação de filhos

O RC46 contém ilustrações e respectivos textos da chamada vida fora da matéria física, com o objetivo de proporcionar aos leitores ampla compreensão do que é a espiritualidade defendida e divulgada pelo Racionalismo Cristão, conciliando seus aspectos conceituais e as imagens esclarecedoras a eles relacionadas. Além disso fornece a síntese dos 20 princípios racionalistas cristãos, resumo esclarecedor sobre o significado de cada um, a fim de serem adotados como normas de conduta que melhor se ajustem às ocasiões vivenciadas por todos.

Por fim, o RC46 oferece a relação das obras e respectivas ementas da literatura racionalista cristã dedicada aos estudiosos da espiritualidade defendida e divulgada pelo Racionalismo Cristão e praticada nas casas racionalistas cristãs em âmbito mundial.

O Racionalismo Cristão estimula o ser humano a confiar no poder do seu pensamento e no uso correto dos naturais atributos espirituais na formação conscienciosa, vigorosa e indobrável da sua personalidade.