Vencendo os próprios limites

Os esclarecidos dos porquês da existência sabem que, destino não existe, tudo tem uma razão de ser e acontece quando tem que acontecer, por estarmos sujeitos às sábias leis naturais, que tudo regem. Podemos programar a trajetória terrena com disciplina e trabalho, vencendo os limites próprios das imperfeições do espírito, mas aceitar aquilo que nos é dado a qualquer momento, sem exigir mais do que necessitamos.

A compensação por nosso esforço e força de vontade empregados nos projetos de vida surge quando menos esperamos e deve ser aguardada com muita calma e paciência. Eventualmente, nos arriscamos a sofrer decepções por insucessos inesperados, os quais devem ser encarados como experiências e falta de preparo, mas jamais como fracassos.

Se pudéssemos voltar no tempo, com experiências armazenadas nas fases vividas, evitaríamos os erros cometidos, repaginando o curso da existência terrena. A história de cada indivíduo começa na pureza e alheamento da infância, continua nos sonhos e anseios da adolescência, em projetos de vida na mocidade, na realização pessoal na madureza, e na reflexão e sabedoria na velhice.

Os capítulos complementam um cabedal de conhecimentos entrelaçados em sucessos e fracassos, mas pertinentes aos objetivos traçados. A autorreflexão é fator relevante no cotidiano e o raciocínio posto em ação irá revelar o quanto crescemos em aprendizado – através, das lições apreendidas nos caminhos da jornada evolutiva. Habitamos, temporariamente, um mundo-escola assimilando lições preciosas ao aprimoramento do espírito – os erros e acertos são inerentes às nossas imperfeições, cabendo-nos reciclá-los sem perda de tempo. As ilusões terrenas são um entrave à evolução do espírito encarnado tornando-o alheio aos deveres a cumprir e à verdadeira finalidade da encarnação.

O esclarecimento da vida fora da matéria auxilia as pessoas a refletir e posicionar-se como parcela do Todo Universal, construindo o progresso material e espiritual em benefício próprio e do semelhante.