Viva com elevação espiritual

A humanidade está neste mundo para fazer seu progresso material com bom senso e promover seu desenvolvimento evolutivo com uso adequado dos atributos e das faculdades espirituais que possui.

O progresso material e a evolução espiritual acontecem mediante lutas que os seres humanos travam pela sobrevivência e por maior esclarecimento, com alegrias, que dão alento à vida, e tristezas, que geram sofrimentos para a maioria das pessoas. São condições próprias do planeta-escola Terra, onde todos têm de aprender as lições que o cotidiano ensina.

Grande parte dos indivíduos não consegue livrar-se dos erros cometidos em existências passadas. Pelo constante mau uso do livre-arbítrio, podemos por analogia dizer que essas pessoas não conseguem livrar-se da cruz que carregam, cruz que, pelo peso, deixa transparecer o volume de faltas acumuladas. Isso não significa que os seres humanos esclarecidos não cometam erros, pois não existem seres perfeitos neste mundo. Todavia, os esclarecidos carregam a própria cruz com altivez, não se deixando abater por coisa alguma, certos de que a tempestade moral por que passam dará lugar à bonança do equilíbrio psíquico. Todos estão sujeitos a sofrimentos, uns mais outros menos. Logo, a vida deve ser encarada como ela se apresenta, porém vivida com elevação espiritual.

Seres humanos esclarecidos sabem que o pensamento é vibração do espírito, é manifestação de inteligência, é poder espiritual, é tudo na vida. Sabem, portanto, acioná-lo para o bem, fazendo bom uso do livre-arbítrio e da força de vontade. Se as pessoas em geral elevassem corretamente o pensamento, manejassem o atributo da vontade como poderosa alavanca para chegar ao êxito e governassem a faculdade do livre-arbítrio de modo a não cometer atitudes reprováveis, certamente sofreriam bem menos.

Sendo assim, há muitas maneiras de as pessoas esclarecidas serem úteis aos semelhantes, não poupando esforços para beneficiar os carentes de espiritualidade. Só o esclarecimento tem o poder de normalizar os males psíquicos, evitando que se convertam em males físicos. Por maior e mais difícil que seja a crise moral que assola o mundo, da qual derivam as demais crises, ninguém deve perder a esperança.

Pouco a pouco, chegará o dia em que a maioria da população mundial estará espiritualizada. Espíritos do Astral Superior trabalham intensamente para isso, pois é a única maneira possível de minorar os dissabores e aborrecimentos, as incompreensões e angústias que os seres humanos passam na Terra.