35 anos da ascensão da Filial Cachoeiro de Itapemirim

A Filial Cachoeiro do Itapemirim (Espírito Santo) do Racionalismo Cristão aproveitou a comemoração mundial do Dia da Espiritualidade, data da fundação do Racionalismo Cristão, para festejar os 35 anos de sua ascensão de correspondente a filial, transcorrido em 13 de janeiro.

O presidente em exercício da Casa, Antonio Carlos de Carvalho, afirmou que “sai ano entra ano, os seres humanos desejam mudanças com a esperança de haver muita prosperidade e felicidade. Então, por que tanto orgulho, tanta ostentação e vaidade. As pessoas devem pensar bem, raciocinar com lucidez e lógica sobre os fatos ao redor, para deles tirar conclusões sensatas. Devem ser, portanto, pessoas não apenas na forma, mas no fundo. De igual maneira devem acudir os indivíduos que sofrem, dar-lhes conforto e paz espiritual, mas sem orgulho, ostentação ou vaidade. Tudo que é feito no anonimato tem maior valor e anônimos devem ser todos que se propõem a suavizar os sofrimentos humanos como pessoas úteis à coletividade.”

Destacou que o Racionalismo Cristão é uma filosofia que ensina as pessoas a serem cumpridoras dos deveres, úteis a si mesmas e aos semelhantes, portanto, criativas e solidárias, valorosas e desprendidas de vaidade.

Dedicação. “É muita emoção estar aqui, perto de tantas pessoas, cada uma com seu modo de encarar a vida, e mais gratificante ainda é que todos realmente querem a paz e a felicidade pessoal e coletiva. É a união, com entendimento espiritual, que nos fortalece, esclarece e espiritualiza, assim contagiando a humanidade”, afirmou Filip de Carvalho.

Disse ainda que, “seguindo os exemplos do meu bisavô (Antonio Pinto de Carvalho), meu avô (Carlos Pinto de Carvalho) e meu pai (Antonio Carlos de Carvalho), tive a oportunidade de ser militante do Racionalismo Cristão e quero ser cada vez ser mais útil, sem fanatismo, mas convicto do meu papel perante a minha consciência e o próximo, pois somos todos parcelas do Todo Universal, todos irmãos em essência, e eu, essa parcela, dando o meu melhor para o bem coletivo, estarei, sim, melhorando um pouco o Universo.

Espiritualidade. Pedro Danelon escreveu mensagem em que, após referência às comemorações da reunião, discorreu sobre espiritualidade. Afirmou que “o mundo, por certo, não continuará mergulhado, por muito mais tempo, no oceano do materialismo. As convulsões que se notam, as agitações de inconformismo que se observam externam um estado de alma rebelado contra os excessos a que a esmagadora maioria das pessoas se entrega. O progresso material toma um curso vertiginoso, determinando em certos setores avanços que descontrolam o ritmo do conjunto.

Quando se fala em espiritualidade, muitos indivíduos pensam que se trata de invocação de espíritos, por associarem a palavra Espírito à espiritualidade. Espiritualizar-se é ter um estado de alma cada vez mais propenso a reconhecer, segundo o progressivo desenvolvimento, seu verdadeiro eu espiritual, sua natureza real; é procurar encontrar a verdade por trás de todas as ilusões.

Dentro das regras da espiritualidade, encontram- se os seguintes preceitos:

  1. Não lesar o semelhante, muito menos em benefício próprio;
  2. Não contribuir para o encarecimento da vida, por meio de lucros escorchantes;
  3. Procurar sentir-se membro da família humana, como elemento cooperativista;
  4. Ser adepto do trabalho, realizando-o com fraterna compreensão;
  5. Pugnar pela moralidade dos hábitos e costumes;
  6. Elevar o conceito da família ao mais alto grau;
  7. Manter-se em dia com suas obrigações e seus deveres, não exorbitando da sua autoridade;
  8. Conservar ativos todos os atributos morais superiores, procurando dar-lhes expansão cada vez maior;
  9. Converter o mal em bem, na maior proporção dos recursos pessoais;
  10. Viver, em cada dia, como fiel cumpridor dos preceitos do amor, da harmonia e da Paz;
  11. Revigorar, com esforço constante, sua posição junto aos campos vibracionais do Astral Superior; e
  12. Certificar-se da sua unidade com o todo Universal, por meio do estudo, do raciocínio, da autorreflexão.

E explicou: ”Caríssimos amigos, tudo o que foi aqui exposto se encontra no livro ao Encontro da

Espiritualidade, de autoria de Luiz de Souza, livro este que tinha como título em sua obra original “Ao encontro de uma nova Era”.

Discursou também a militante Cilma Bittencourt. Após referências à motivação da reunião, destacou: “A vida na Terra é passageira e devemos aproveitar as oportunidades. Quando ampliamos os conhecimentos com humildade e simplicidade, conquistamos a paz de espirito e tudo muda na vida, sabendo pensar, agir e confiar.”