Trocando energias

Nosso mestre Luiz de Mattos não se cansava de afirmar que no Universo tudo é Força e Matéria e fez dessa feliz declaração um dos pilares da filosofia espiritualista do Racionalismo Cristão. Dois anos após sua desencarnação, que se deu em 1926, eminentes físicos da Europa, especialmente da Alemanha, Inglaterra e Noruega, mudaram em 180 graus o paradigma da ciência física, instituindo o que desde então passou a ser chamado de Física Quântica ou Mecânica Quântica. Foi Albert Einstein, premiado físico alemão que instituiu e nos legou a sua bem conhecida fórmula E = mc² (a energia é igual à massa de um corpo multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz), base da bomba atômica e dos reatores nucleares geradores de energia elétrica, mostrando que a matéria nada mais é do que energia condensada. Ao longo dos anos, os teóricos da Física Quântica vêm demonstrando que a Energia nada mais é do que vibrações. Ao mesmo tempo, a partir de segunda metade do século passado, a ciência química alcançou grandes avanços teóricos e práticos que levaram à produção de milhares de produtos químicos e petroquímicos que se tornaram base para o consumismo atual.

Após esses avanços, ficou claro para todo o mundo que tudo no Universo são vibrações que se apresentam sob as mais variadas formas e intensidades. A própria matéria, dependendo de alguns fatores como a natureza intrínseca de sua estrutura química, densidade e polaridade ora se apresenta como de natureza grosseira e densa, ora em formas as mais sutis. E ela forma não só os mundos visíveis como os invisíveis aos nossos olhos na Terra e em todo o Universo.

Vamos apresentar apenas um exemplo, mostrando a sutileza da matéria na Terra, como acontece com certas fragrâncias existentes nos mais variados cheiros e perfumes exalados pelas flores em geral. Ao visitarmos uma plantação de flores ou mesmo uma floricultura, sentimos o perfume característico de cada flor que se espalha pelo ambiente.  Muitos exemplos semelhantes poderiam ser citados, levando-se em conta, por exemplo, a flagrância exalada de um vidro de perfume ou por quem dele faz uso.

Da mesma forma, isso acontece com todas as substâncias voláteis, sintéticas ou naturais, que se vaporizam à temperatura ambiente e impregnam tudo ao seu redor. Não vemos essa sutil substância (a fragrância), mas sentimos a sua presença com o sentido do olfato. Com mais razão ainda, isso acontece, também, com os nossos pensamentos, sentimentos e emoções, que deixam sua marca nos ambientes onde são gerados e/ou nas pessoas, comparando-se as suas vibrações com as causadas pela fragrância do exemplo citado. Essas vibrações, positivas ou negativas, agradáveis ou desagradáveis, percorrem o espaço a uma velocidade incrivelmente alta, quase instantânea, em todas as direções e são expressas em formas-pensamentos, formas-sentimentos e formas-emoções. Elas são mais facilmente captadas por pessoas sensíveis que possuem mediunidade aflorada a tais vibrações. Elas não são estáticas, mas dinâmicas, partindo das pessoas que as emitem para o ambiente e para as pessoas que as recebem, desde que estejam vibrando na mesma frequência ou sintonia. É o que nós chamamos de sintonização harmônica entre as pessoas.

Feitas essas comparações de ordem material, vamos estender agora nosso entendimento sobre as vibrações dos pensamentos, sentimentos e emoções. Segundo estabelece o Racionalismo Cristão, no seu livro essencial, também intitulado Racionalismo Cristão, no Capítulo 5 – O Pensamento, – 45ª edição, página 46, este é assim definido: “O pensamento é vibração do espírito, manifestação da inteligência, poder espiritual.” E mais adiante, “Pensar é raciocinar, criar imagens, é conceber ideias, é construir para o presente e o futuro”. Cabe acrescentar aqui que pensamentos iguais se atraem e pensamentos contrários se repelem, a mais importante forma de expressar a lei da atração quando aplicada aos pensamentos e estender essa verdade aos sentimentos e emoções. Assim, todos os ambientes, seus objetos, animais e pessoas são perpassados por uma infinidade de tais vibrações.

Mar de vibrações. Diante do exposto, concitamos os nossos leitores a imaginar o mar de vibrações que é o Universo em si, ou mesmo o nosso mundo, a Terra, com seus 7,5 bilhões de habitantes com diferentes graus de espiritualidade, dos quais dois terços estão sempre pensando e criando sentimentos e emoções e o outro terço está desdobrando-se através dos sonhos enquanto dormem. Isso sem falar dos espíritos desencarnados que ainda transitam na atmosfera fluídica da Terra, que também pensam e agem. Disso decorre que devemos ter muito cuidado com nossos pensamentos, sentimentos e emoções para somente vibrá-los em sintonia com pensamentos nobres e altruísticos que nos cercam em todo momento, seja em nosso lar, na rua, no ambiente de trabalho, onde quer que estejamos. Dessa forma, criamos nossa própria proteção contra a invasão de pensamentos espúrios e negativos que só males nos causam. Lembramos, ainda, que em ambientes fechados essas trocas de energia nos deixam mais vulneráveis, ocorram elas consciente ou inconscientemente por nosso próprio descuido. Daí, a necessidade de estarmos sempre vigilantes e sabermos escolher com quem andamos ou quem levamos às nossas casas.

Assim como os anticorpos de nosso sistema imunológico protegem ininterruptamente o nosso organismo contra a invasão de certas bactérias, fungos e vírus, causadores de numerosas doenças, devemos, também, criar nossas defesas espirituais, mediante o bom uso que podemos fazer de nossos pensamentos, sentimentos e emoções. Ou seja, pensar bem é atrair o bem, pensar mal é atrair o mal. Não nos esqueçamos de que essa atitude mental é criação do nosso espírito e isso depende tão somente da nossa vontade de agir corretamente. Assim, evitaremos que muitas doenças denominadas psicossomáticas nos atinjam e venham se transformar em doenças físicas.

Resumindo as considerações expostas neste tema, reconhecemos que estamos continuamente trocando energias psíquicas com os ambientes onde estamos e, principalmente, com os nossos semelhantes, enviando e recebendo suas influências nos relacionamentos que mantemos. Se estivermos preparados com nossas defesas psíquicas continuamente elaboradas com pensamentos, sentimentos e emoções positivas, essas trocas de energias se tornam benéficas para ambos, levando-nos a um aprendizado contínuo e consequente evolução espiritual. Para que isso aconteça só precisamos ser disciplinados a fim de administrar esse processo continuamente.