Racionalismo Cristão é bairro em cidade do Amapá

Lei aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito João da Silva Costa cria no município de Mazagão, no Amapá, o bairro Racionalismo Cristão, com homenagem especial aos fundadores dessa filosofia espiritualista, em plano astral e plano físico, seu consolidador e seu atual Presidente Astral. O projeto de lei foi apresentado pelo vereador do PDT Luiz Antonio de Sousa Balieiro.

A justificativa do projeto de lei assinala que a proposição visa a homenagear o Racionalismo Cristão e seus fundadores por ser uma filosofia espiritualista que, de forma objetiva, nos ensina a viver melhor e promover evolução espiritual, tendo por finalidade esclarecer, espiritualizar, educar, instruir, levantar almas combalidas, fortalecer corpos enfraquecidos, combater vícios e ensinar a criatura a ser justa, valorosa, honrada, simples e verdadeira.

O que é o RC. Destaca, ainda, a justificativa do projeto de lei que a filosofia racionalista cristã valoriza o pensamento, a vontade, a disciplina, o trabalho, a moral. Combate as discriminações sociais e de raças, e não tem cor política. Prepara o ser humano para, consciente de suas responsabilidades, tornar-se útil a si, à família, à pátria e à humanidade.

Acompanhou o projeto de lei apresentado à Câmara breve resumo biográfico dos homenageados, a começar por Antonio Vieira (fevereiro/1608 – julho/1697), figura central no lançamento do Racionalismo Cristão na Terra, que atuava em plano astral.

Plano físico. Em plano físico mereceram homenagens Luiz de Mattos (janeiro/1860 – janeiro /1926), que fundou e codificou o Racionalismo Cristão; Luiz Thomaz, cuja principal incumbência foi deixar o Racionalismo Cristão amparado financeiramente; Antonio Cottas (novembro/1892 – junho/1983), que assumiu a presidência da Filosofia e nela permaneceu por 57 anos, consolidando seus alicerces – os princípios e a disciplina; e Humberto Rodrigues (maio/1929 – abril/2012). Sucessor de Antonio Cottas, assumiu a presidência física da Filosofia em junho de 1983, levou adiante o ideal de expandi-la. Autorizou a abertura de 71 novas Casas e, entre outros feitos que beneficiaram a filosofia espiritualista e favoreceram sua divulgação, aprimorou conteúdo do jornal A Razão e autorizou a abertura das webs Rádio e TV A Razão, criou salas das crianças e salas de jovens.

Justifica a homenagem também o fato de o juiz de Direito titular da comarca de Mazagão, Saloé Ferreira da Silva, haver levado o Racionalismo Cristão para o Amapá, há 18 anos, e aberto em Macapá, em 9 de junho de 2007, a primeira casa racionalista cristã no estado, a que acorreram muitos moradores também de Mazagão. Ao ver as dificuldades de muitos dos frequentadores para estar presentes às reuniões, o professor Justino dos Reis, militante da Filosofia, doou ao Racionalismo Cristão um lote de terra onde já está sendo construído um salão para abrigar um grupo de estudos e posteriormente integrar mais uma casa racionalista cristã.

Homenagens. De acordo com o projeto de lei aprovado pela Câmara dos Vereadores e sancionado pelo prefeito, fica denominado Bairro Racionalismo Cristão o loteamento situado no setor 002 do Bairro União, no município de Mazagão, e passam a chamar-se Rua Luiz de Mattos – a rua sem denominação nº 01;  Avenida Antonio Cottas– a avenida que faz limite com a Rua Luiz de Mattos;  Avenida Humberto Rodrigues – a avenida sem denominação nº 2; Avenida Luiz Alves Thomaz – a avenida sem denominação nº 3; Rua Padre Antonio Vieira – a rua denominada Rua A.