A atmosfera fluídica da Terra

Para entendermos o que seja a atmosfera fluídica da Terra é necessário recapitular o conceito de evolução do espírito e o que são os mundos-escolas. (Não deixe de ter em mente que, quando se fala em espírito, se está falando de você, de todos nós, que por aqui estamos de passagem.)

A lei da evolução é a lei mestra à qual estão subordinadas todas as demais leis evolutivas. Regido por essa lei, tudo está evoluindo. O que significa evoluir? Fica mais fácil entender esse processo natural se pensarmos que evolução significa transformação. Transformação de uma condição para outra mais elaborada, mais rica em qualidade.

O espírito não foge a esse imperioso processo evolutivo. Sua evolução é um processo de aprendizado em seu sentido mais amplo, intelectual e espiritual. Para que possa aprender, tem a seu dispor os mundos-escolas. A Terra é um desses mundos. Os conhecimentos que se adquirem aqui são limitados, como são os oferecidos em uma escola física. Mesmo sendo conhecimentos limitados, completar um curso em uma escola física requer vários anos de estudo, várias matrículas, e é preciso estudar disciplinas em níveis ascendentes de dificuldades. A situação não é diferente nos mundos-escola. O espírito tem de voltar a eles múltiplas vezes, e sabe que é precisamente aqui que encontra oportunidades para desenvolver atributos e faculdades diversas.

A escola física, se boa, põe à disposição de seus alunos uma biblioteca com os livros-texto que abordam assuntos que vão encontrar nas disciplinas que integram a malha programática do curso. O mundo-escola Terra é uma boa escola, um excelente reservatório de conhecimentos. Como tal, põe        à disposição dos espíritos que aqui chegam para viver mais uma encarnação os “livros” de que vão necessitar. Quais são esses “livros”?  São categorias apropriadas de matéria fluídica que o espírito, em seu processo encarnatório, vai agregando, de vários campos interligados ao planeta, ao seu corpo fluídico e ao seu futuro corpo físico para desenvolver o programa idealizado em seu mundo de estágio. A essa matéria fluídica especializada dá-se o nome de matéria etérica. O processo de agregação de matéria etérica continua até o espírito tomar posse do corpo físico, e prossegue durante seu viver terreno.

O que são esses campos interligados ao planeta Terra? Como surgiram? Vale a pena procurar as respostas.

O mundo-escola Terra não surgiu de um dia para outro. Ele foi desenvolvendo-se em etapas durante as quais camadas de matéria etérica foram agregadas de forma a permitir a atuação de forças de diversas categorias. Primeiramente formou-se o corpo físico do planeta, coletando do espaço universal matéria etérica apropriada para a formação de átomos. Em seguida foram adicionadas matérias etéricas para a constituição de uma atmosfera gasosa necessária para o aparecimento de seres vivos, vegetais e animais. Para a evolução de espíritos foi necessário acrescentar ao planeta uma atmosfera etérica que lhes permitisse, por exemplo, expandir sentimentos e desenvolver o raciocínio. Esse processo todo durou milhões de anos.

O que provocou essa contínua agregação de matéria etérica ao planeta? A lei da evolução e suas subordinadas em operações supervisionadas e administradas por Forças Superiores. Não poderia ser de outra forma, pois não há um processo sequer em todo o Universo que não seja provocado pela ação de Forças sobre Matéria.

Assim, o planeta Terra foi transformando-se e preparando-se para ser um mundo-escola para espíritos, que precisam passar pelo processo encarnatório para processar sua evolução. Essa preparação, como vimos, significou adicionar ao planeta todo um envoltório etérico adequado. O que significa adequado? Significa ter disponível matérias etéricas de categorias apropriadas para o espírito executar o plano de atividades preparado em seu mundo de estágio.

Vale acrescentar, para melhor entendimento, que a matéria etérica que o espírito tem à disposição e recolhe no processo reencarnatório tem as características relativas ao grau de espiritualidade que atingiu em etapas anteriores. No agregar de matéria etérica aos seus corpos (fluídico e físico) vigora, também, a lei de causa e efeito em conformidade com seu viver em encarnações anteriores.

Voltando à lei da evolução, a atmosfera fluídica da Terra não é uma exceção, também está transformando-se, parcialmente pela matéria etérica que lhe é devolvida quando o espírito desencarna e retorna ao seu mundo de estágio. Algumas dessas matérias foram polarizadas pelas ações do espírito durante sua encarnação. Não estão nas mesmas condições que estavam quando foram recolhidas no processo encarnatório e ficam disponíveis para encarnação de outros espíritos, inclusive para ele mesmo, se necessário.

O que significa “polarizar” matéria etérica? Significa gravar nelas vibrações resultantes das ações do espírito. O resultado pode ser matéria impregnada de boas ou más vibrações. Talvez retornemos a este assunto em outro artigo. Por agora ficaremos com este resumo sobre o presente tema: a atmosfera fluídica da Terra é um conjunto de matérias etéricas de diversas qualidades apropriadas a cada estágio da evolução de Forças pelos reinos da natureza.