A estrada da espiritualidade se vence com passos curtos

Faz hoje 114 anos que a Terra recebeu uma filosofia que a todos veio beneficiar: o Racionalismo Cristão. Eu o conheci ainda na infância, através do meu avô, que me transmitiu seus principais ensinamentos e princípios. Sempre fiz o que pude para aplicar os ensinamentos no meu dia a dia, e até há dois anos pensava estar praticando corretamente o RC. Então um enorme revés me mostrou na prática que sempre podemos melhorar em tudo e que de tudo somos capazes. Hoje, olhando para trás, consigo observar ainda melhor como praticar os princípios do Racionalismo Cristão, no dia a dia. A vida é uma escola, e nesse sentido tudo faremos para que ocorra evolução de conhecimentos e nunca estagnação deles. Agora, meus amigos, acompanhem-me num raciocínio simples.

De acordo com os ensinamentos do Racionalismo Cristão, as primeiras lições da espiritualidade levam-nos a compreender que os sofrimentos, na sua generalidade, são o efeito de uma causa visível ou oculta, remota ou recente. Assim sendo, existem coisas que não controlamos e que por isso temos dificuldade em entender. Mesmo quando achamos que tendencialmente estamos a fazer o certo, os desafios, os reveses acontecem-nos.

Por quê? Porque somos seres humanos e infelizmente, neste planeta escola, onde está o ser humano está muitas vezes o problema. Isto significa que em qualquer momento, em qualquer lugar, com qualquer pessoa, um descuido, ocorrido num passado remoto ou no presente, vai impor nova aprendizagem, porque como seres humanos estamos sempre a aprender e muito aprendemos quando erramos.

Importa sabermos que podemos corrigir e superar qualquer coisa que nos aconteça agora, agindo como pessoa honrada, seguindo os princípios do Racionalismo Cristão. Isto significa que em dado momento talvez tenhamos de ter a coragem de ir contra o supostamente socialmente correto, por exemplo: afastando-nos de pessoas maldosas, seja presencialmente, por pensamento, virtualmente ou por tecnologia. A tecnologia, quando utilizada indevidamente, promove muitas conexões desnecessárias, que nos atrapalham o caminho. Muito embora hoje em dia seja uma forma prática de nos comunicarmos, é também um canal a mais para que pessoas maldosas, inconvenientes e psiquicamente desequilibradas se liguem a nós. Lembrem-se, amigos, a estrada da espiritualidade é coberta com pequenos passos, atitudes diárias, escolhas conscientes e muita paciência conosco mesmos e com os outros. Termino estas palavras com um pequeno poema que dedico a todos os amigos.

Hoje é um dia especial, e ao celebrarmos mais um aniversário do Dia da Espiritualidade, somos convidados a refletir sobre a nossa própria jornada espiritual e a importância de continuarmos a buscar a verdade, a luz e o equilíbrio espiritual em nossas vidas.

No caminho da vida, eis que um revés aparece,

Como uma tempestade que o céu escurece,

E a vida, de repente, fica como um mar agitado,

E atira-nos contra as ondas, para um destino inesperado,

Frente aos reveses, não nos desesperamos,

Com o Racionalismo Cristão, a luz encontramos,

Cada revés, é uma oportunidade para refletir,

Nesta luta diária, continuaremos a evoluir

E este é o Racionalismo Cristão

A Filosofia que explana a Verdade

Que tem neste planeta, uma grande missão

A missão de esclarecer a humanidade

Este depoimento, de Luís Manuel da Fonseca Antunes, foi oferecido aos assistentes da reunião comemorativa do Dia da Espiritualidade na Filial Lisboa do RC. A solenidade e os pronunciamentos   nela apresentados podem ser vistos na edição de março de A Razão.