A felicidade é possível

A felicidade é possível
Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão
Urge que os seres humanos mudem radicalmente a conduta. É preciso que compreendam sua essência espiritual, se conscientizem como parcelas do Princípio Inteligente que são, com atributos e faculdades espirituais ilimitados a serem aprimorados no planeta-escola Terra.
Há indivíduos que se mantêm num profundo desconhecimento da vida espiritual, a verdadeira vida, insistimos em lembrar. Dão valor apenas às conquistas puramente materiais, sejam riquezas financeiras e luxos ostensivos, por que tantas pessoas sonham, sejam altas posições sociais, que são tão descabidas quanto desnecessárias. Ao falecerem, seus espíritos sequer compreendem essas condições tão inúteis à evolução. Acreditam que ainda possuem um corpo físico, e, por isso, perambulam pela atmosfera fluídica da Terra, tentando relacionar-se com seres de igual encantamento com a vida terrena. Irão agravar ainda mais seus pensamentos, sentimentos e vícios, perturbando os indivíduos com procedimentos afins. Cria-se um círculo vicioso entre eles, e os males físicos e psíquicos aparecem, com explicações de ordem material para a sua existência, quando realmente são de natureza espiritual. Tentar tratá-los com drogas medicinais, sem a reeducação dos pensamentos e sentimentos, sem o remodelamento do espírito com o necessário e fundamental cuidado para sua normalização psíquica é perda de tempo.
Sofrer não é condição obrigatória para o espírito evoluir, como muitas pessoas pensam. Ao contrário, o sofrimento é evitável, pois é provocado por elas próprias com o mau uso do livre-arbítrio. Alimentando pensamentos e sentimentos negativos, insistem nos mesmos erros por encarnações sucessivas. Nesses casos, somente o sofrimento consegue despertá-las para os porquês dos desequilíbrios psíquicos. Aí se voltam para os aspectos transcendentais da vida, despertam para a espiritualidade. Passam a olhar para dentro de si mesmas, a refletir sobre o seu viver, se construíram ou produziram algo de útil para elas próprias e para a coletividade. Mas nada disso seria necessário. Como parcelas da Inteligência Universal, bastaria que se conduzissem neste mundo de escolaridade com valor, dignidade, honradez e destemor perante os reveses da vida, enfrentando-os com naturalidade.
Tudo na vida pode ser encarado de forma natural, bastando manter um viver disciplinado com a prática diária da limpeza psíquica recomendada pelo Racionalismo Cristão, a forma de ligação com as Forças Superiores por meio da elevação de pensamentos a elas dirigidos. Mantendo-se psiquicamente limpos, os irradiantes poderão raciocinar com clareza e encontrar os caminhos para solucionar seus problemas. Irão sentir o afloramento dos objetivos traçados no mundo de estágio e armazenados no corpo fluídico.
Logo, voltem-se para dentro de si mesmos. Reconheçam suas imperfeições, mas não critiquem as do próximo. Estendam-lhe as mãos, sem, contudo, alimentar ociosidade e vícios de qualquer espécie. Muitas vezes a palavra amiga, o encorajamento moral tira-o de situações desfavoráveis, dão-lhe ânimo, sendo um bem para quem o pratica.
Portanto, é possível viver com tranquilidade e felicidade. Está ao alcance de todas as pessoas que lutam para conquistar essa condição de aprimoramento e engrandecimento espiritual.