A Inteligência e suas múltiplas vertentes – 2

Esse artigo é a continuação do anterior com o mesmo título. Nele, vamos desenvolver os conceitos e a teoria das múltiplas inteligências de Howard Gardner (1943 – 79 anos), criado na Universidade de Harvard no ano de 1983. Como vimos, Gardner concluiu que a inteligência humana é como um quebra-cabeça composto por sete peças, tendo todas elas o mesmo valor e importância. Posteriormente, a esses sete tipos foram agregados mais dois. E essas inteligências são capacidades e habilidades inatas que cada pessoa possui e desenvolve ao longo de sua vida. Veja a ilustração no sentido horário.

Inteligência Naturalista. Possuem esse tipo de inteligência as pessoas com inclinação profunda pela natureza.  Elas têm aptidão para lidar com plantas e animais, bem como pela geologia. Essa é a característica dominante em biólogos, veterinários, pecuaristas, geólogos, oceanógrafos, engenheiros florestais e agricultores.

Inteligência Musical. Nessa categoria encontram-se as pessoas com motivação para a música. Elas têm a capacidade de aprender, interpretar e diferenciar padrões, notas musicais, timbres, melodias e ritmos. Enquadram-se nesse tipo de inteligência musical os músicos, compositores musicais, maestros, críticos de música e intérpretes musicais, como por exemplo, cantores e dançarinos. Essas pessoas aprendem a tocar instrumentos musicais sozinhas.

Inteligência Lógico-Matemática. Na categoria de inteligência lógico-matemática estão as pessoas com habilidade de lidar com o raciocínio dedutivo, conceitos e operações matemáticas. Os portadores desse tipo de inteligência têm a facilidade de resolver cálculos complexos e se destacam nas áreas de Programação (TI-Tecnologia da Informação) e Ciências Exatas.

Inteligência Existencial. As pessoas portadoras de inteligência existencial possuem a habilidade de refletir e ponderar sobre os aspectos fundamentais da vida humana.  Aquelas que possuem o domínio desse tipo de inteligência são questionadoras e entre elas estão os filósofos, professores, sociólogos, cientistas, pesquisadores e líderes religiosos.

Inteligência Interpessoal. Nessa categoria estão as pessoas que têm a capacidade e habilidade de se comunicar com os semelhantes em qualquer situação, compreendendo-os e persuadindo-os, São pessoas com facilidade de se expressar em público. Entre elas estão os palestrantes, vendedores, políticos, religiosos, atores, professores, médicos e assistentes sociais.

Inteligência Corporal-Cinestésica. Essa é  a inteligência motora, habilidade que diz respeito por excelência à compreensão e controle do corpo e à execução de movimentos. São dotados com a Inteligência Corporal-Cinestésica os atletas, dançarinos, atores, artesãos e cirurgiões, entre outros.

Inteligência Linguística. As pessoas dotadas de inteligência linguística possuem as habilidades de leitura e escrita. São desse tipo os contadores de histórias, os poliglotas, os escritores, jornalistas e os linguistas. São pessoas que sabem se expressar de forma excepcional.

Inteligência Intrapessoal. Esse é o tipo de inteligência mais relacionado com os valores humanos e a espiritualidade. Quem a tem desenvolve um alto nível mental e intelectual, isto é, possui habilidade de entender com facilidade os pensamentos voltados para os sentimentos e emoções de si mesmo e de seus semelhantes. Nesse sentido, ela é também referida como inteligência emocional e fundamenta o QE – Quociente Emocional. São pessoas que têm bastante autocontrole da mente e do corpo. Comum em pessoas que têm vocação para psicólogos, filósofos, escritores, poetas, etc. São pessoas que desenvolvem um elevado nível de autoconhecimento, conseguindo compreender e interagir respeitosamente com seus semelhantes.

Inteligência Espacial. As pessoas com a habilidade de interpretar e criar imagens, seja por meio da forma, textura, cor ou do uso do espaço físico possuem inteligência espacial. Geralmente é encontrada nos engenheiros, designers, arquitetos, escultores, geógrafos, cartógrafos, modistas, jogadores de xadrez etc.

Conclusão. Surgiram e continuam aparecendo muitas críticas por parte de psicólogos e neurologistas sobre a testabilidade da Teoria de Howard Gardner, emprestando-lhe pouco apoio à sua divulgação e uso. Ainda que as alegações de Gardner tenham se tornado populares entre os educadores e hajam certas habilidades que são medidas através de testes de QI, os cientistas dessa área de cognição afirmam que atribuir a cada área como um tipo especial de “inteligência” operando separadamente uma da outra tem pouco apoio científico e acaba por criar uma confusão desnecessária. Na nossa modesta opinião, habilidades e competências são, na verdade, sub-atributos do atributo-chsve espiritual Inteligência, que é uma só e única para cada indivíduo.