A vida requer compreensão

Os seres humanos estão no planeta-escola Terra para aprender a viver. A escola da vida é a que melhor ensina e desse aprendizado não podem fugir. Uns aprendem mais rápido, enquanto outros são mais lentos. Mas todos sabem, ou deveriam saber, que necessitam seguir sempre em frente, pois a evolução espiritual é contínua e regulada por leis evolutivas, e às suas normas imperativas não têm o direito de se desobrigar.

A vida é cheia de dificuldades e problemas, que muitas vezes geram sofrimentos. Por isso, dizemos que é renhida a luta pela sobrevivência, exigindo de seus participantes muita responsabilidade nas ações. Ninguém pode desviar-se dos deveres a cumprir, porque o objetivo da vida é a evolução, e a evolução espiritual, bem assim o consequente progresso material, exigem trabalho honesto e contínuo. O objetivo de cada ser humano deve ser alcançado no molde da sã moral ao não infringir as leis evolutivas e ao cumprir as leis que regulam as sociedades bem constituídas.

A vida requer também compreensão por parte dos seres humanos. É necessário que entendam o modo de ser de cada um, para que mal-entendidos sejam evitados. Esse pequeno mas útil procedimento individual evita as grandes convulsões sociais motivadoras até de guerras entre nações, tudo por falta de compreensão mútua, de honestidade de propósitos, de espiritualidade, enfim. Enquanto a humanidade não compreender que em Princípio Inteligente e Matéria se resume e explica a vida no seu aspecto amplo e construtivo, sempre irá criar situações difíceis de serem resolvidas.

Para viver harmoniosamente, é necessário que as pessoas se esclareçam espiritualmente, pois o despertar para a espiritualidade faz com que aos poucos se mostrem mais compreensivas e tolerantes entre si, tornando-as valorosas ao dar bons exemplos. Existe muito desconhecimento sobre a vida fora da matéria física, daí ser tão importante falar a verdade espiritualista que o Racionalismo Cristão defende, divulga e pratica usando palavras que toquem a sensibilidade de quem as quer ouvir. O despertar para a espiritualidade se assemelha à aurora de uma nova vida, em que resplandecem as vibrações harmoniosas provenientes dos campos astrais superiores.

Conforme afirmamos no início, os seres humanos estão na Terra para evoluir espiritualmente. Uns querem saber a finalidade da vida, conhecer-se como Princípio Inteligente e Matéria, embora boa parte não saiba o que isso significa, enquanto outros sequer raciocinam para entender o que são, de onde vieram ao nascer e para onde vão ao morrer. Reconhecemos que isso é difícil de ser analisado e assimilado, mas também explica a razão de muitos estarem alheios aos fatos transcendentes da vida e de poucos se interessarem por esses fenômenos metafísicos, de onde se conclui serem os pensamentos e sentimentos, bem assim as ações humanas, tão diferentes. O que para uns é feio, para outros é bonito, o que é bom para muitos, pode ser mau para poucos. E assim caminha a humanidade.

O Racionalismo Cristão está voltado para os seres humanos, a fim de que despertem para a espiritualidade reeducando pensamentos e sentimentos. Sendo prudentes, moderados, valorosos e justos, haverá maior compreensão e mais entendimento entre todos. Seguindo cada um seu rumo e procurando viver de acordo com os ensinamentos racionalistas cristãos, todos ficarão conscientes de que acima de tudo está a força espiritual que trazem dentro de si.