Abandonar o vício depende da vontade do viciado

Parece que nasci alcoólatra e deprimido. Não quero continuar assim; me ajudem, por favor.

Resposta: Prezado, se nos escreve é porque está despertando em você a vontade de largar definitivamente esse vício que tanto o tem prejudicado. Como temos dito, o reconhecimento de um erro já é meio caminho andado para a recuperação. Sentir vontade de suprimir tal vício de sua vida para que ela seja mais longa e mais proveitosa é mais uma motivação para abandoná-lo, mas isso não depende de nós. Depende exclusivamente de você.

Você tem consciência de que a falta de controle na ingestão do álcool degrada o ser humano,  tornando-o mal visto pela sociedade, fazendo  sofrer a família que o ama, desperdiçando dinheiro que poderia ser empregado na sua manutenção, tentando fugir das responsabilidades que o mundo nos apresenta com pretenso auxílio da bebida, prejudicando a saúde  e atraindo espíritos que em vida física possuíam o mesmo vício e lhe  intuem para, por seu intermédio, saciar seus desejos.

Antepassados podem ter influído no mau exemplo que deixaram e que você provavelmente achou natural seguir: o do excesso de bebida; mas não serve como desculpa, pois um erro não pode justificar outro.

O Racionalismo Cristão pode ajudá-lo por meio dos ensinamentos sobre quem você é, ou seja, um espírito encarnado, uma Força, uma vontade que, pelo pensamento, disciplina e determinação e a constância  em manter seus objetivos, pode vencer suas dificuldades exercitando essa mesma vontade através do trabalho e persistência, evitando locais que o façam lembrar da bebida e afastando-se de pretensos amigos que o induzam a beber. A cada irradiação de bons pensamentos emitidos, a cada aplicação da força da vontade bem exercitada, a cada vitória conseguida, irá tornando-se mais forte e sentindo em si a energia capaz de resistir.

Também fora da filosofia racionalista cristã isto pode ser reforçado, associando-se a grupos de alcoólicos anônimos que se reúnem com a mesma finalidade para fortalecerem-se mutuamente, vencendo suas dificuldades em grupo. Por isso, indicamos o site dessa instituição: www.alcoolicosanonimos.org.br.

Se nos escreve deve saber que, com nossos pensamentos e ações, podemos atrair o bem ou o mal. Atraímos o bem, quando usamos nossa liberdade de ação para esta finalidade, e recebemos intuições e eflúvios do Astral Superior; com isto estaremos sempre bem assistidos.

É isso que fazemos quando praticamos diariamente a limpeza psíquica, que, acreditamos, você já conheça. Não é para realizar pedidos, mas para nos conscientizarmos dos nosso deveres através do fortalecimento obtido junto às Forças Superiores na superação de nossas fraquezas. Atraímos o mal, quando nos deixamos levar por pensamentos e ações negativas, como os vícios.

O esclarecimento que esta filosofia espiritualista nos dá em suas obras editadas é sobre aquilo que representamos na Terra, como espíritos encarnados sujeitos a várias e sucessivas encarnações para o aprimoramento espiritual. A cada volta a este mundo procuramos melhorar combatendo nossas deficiências, inclusive os vícios.

Estes são ensinamentos que você, aos poucos, irá entendendo com o estudo dos livros Racionalismo Cristão, 45ª edição, e A vida fora da matéria, 24ª edição.

Portanto, cabe a você libertar-se desse vício e desses espíritos, com o fortalecimento da sua vontade e domínio próprio, atributos espirituais que precisam ser exercitados. Só assim atrairá as forças do bem, que o ajudarão a fortalecer-se cada vez mais. Por isso, conclamamos você a praticar a limpeza psíquica no lar.