Abandonem o individualismo

As pessoas vivem muitas ilusões. Uma das maiores é a do individualismo, sentimento relacionado ao eu de cada uma, senso inerente ao próprio corpo, que acham ser algo único, quando, na realidade, o ser humano em evolução na Terra é composto de espírito, corpo fluídico e corpo físico, conforme esclarece o Racionalismo Cristão. Desconhecem a condição transcendente de serem emanações eternas e indivisíveis da Inteligência Universal, a quem chamam Deus em sua maioria. Não sabem, portanto, que são uma individualidade em evolução neste planeta-escola. Por isso, não deveriam guardar a conduta individualista no subconsciente.

O individualismo conduz os seres humanos ao egoísmo e às suas derivações, como as ambições desmedidas, as rivalidades que aviltam, as discussões que ofendem. É necessário que substituam essas mazelas morais pela solidariedade, renúncia e fraternidade, que enxerguem os semelhantes como indivíduos que têm essência espiritual idêntica à deles e da Inteligência Universal.

As lutas que os seres humanos travam individualmente na Terra pela sobrevivência são, portanto, idênticas. Também são lutas coletivas, como são os projetos, as necessidades e os resgates espirituais dos componentes de uma sociedade. Sendo, como dissemos, emanações da Inteligência Universal, todos têm a mesma origem e buscam equivalente objetivo evolutivo no decorrer das múltiplas existências do espírito de posse de um corpo humano, desde sua concepção até à morte a cada passagem por este mundo.

Por isso, lutar pela conquista da felicidade não é só querer uma família unida, ter bom emprego, possuir boa casa e o automóvel do ano, coisas que todos têm o direito de conseguir. É bem mais que isso: é lutar pelo bem-estar do gênero humano, por seu desenvolvimento cultural e intelectual, pelo vigor da sua conduta moral e do seu progresso espiritual, é lutar, enfim, pelo conjunto de condições sociais que possibilitam a felicidade coletiva.

Quanto mais os seres humanos vibrarem os pensamentos de forma positiva, quanto mais demonstrarem sentimentos elevados, menos espíritos permanecerão na atmosfera fluídica da Terra em estado perturbativo no final da existência física, a provocar vícios, a intuir comportamentos inadequados, a criar desequilíbrios psíquicos nas pessoas que os atraem com idênticos pensamentos e sentimentos.

Então, é importante que as pessoas não desanimem diante das dificuldades naturais deste mundo nem se envolvam com as ilusões que a materialidade exacerbada oferece às que desconhecem os valores da espiritualidade. Elevem os pensamentos, raciocinem, utilizem de forma adequada os atributos e as faculdades espirituais. Façam da limpeza psíquica diária nos lares um hábito, para rejeitarem as influências negativas no viver cotidiano. Mantendo-se psiquicamente equilibradas, estarão aptas a tomar decisões acertadas e a se responsabilizar por elas.

O esclarecimento possibilita aos seres humanos fazer bom uso do livre-arbítrio na luta que empreendem por seu progresso material e sua evolução espiritual, que, insistimos, ocorre no convívio com os semelhantes mediante a troca de experiências e aprendizados. É dessa forma que podem absorver a sabedoria da Inteligência Universal como emanações espirituais individualizadas na construção de um mundo sem individualismos; portanto, mais solidário e fraterno.