Aprenda a ter pensamento positivo

À medida que as pessoas estudam a espiritualidade, o raciocínio fica mais aguçado, as ideias florescem, começam a entender os problemas por que passam e a reagir a essas adversidades, sem guardar mágoas dos semelhantes que porventura lhes fizeram mal. Ficam despidas de preconceitos, pois a visão espiritualista da vida torna-se mais ampla. Esse entendimento faz bem a elas, porque seguem no dia a dia as orientações que ouvem nas casas racionalistas cristãs e os ensinamentos que leem nos livros editados por nossa Casa-Chefe.

Aconselhamos que tenham cuidado com seus pensamentos, atitude que muitas vezes é mal interpretada. Algumas pessoas entendem que ter pensamento positivo é passar o dia inteiro a querer só vantagens materiais, a ter lucros excessivos nas transações que efetuam, a dar vazão às ambições sem limites. Falta-lhes o esclarecimento que a filosofia racionalista cristã proporciona às que já despertaram para a espiritualidade.

Pensar positivamente é saber usar o raciocínio com acerto, é ser honesto, ter bom humor, cultivar a amizade, não guardar ressentimentos, não discutir com o semelhante, ter controle sobre si mesmo nas situações consideradas difíceis, mas que podem ser contornadas pelo entendimento, pelo diálogo.

Pensar positivamente é atrair os fluidos fortalecedores do Astral Superior durante a limpeza psíquica diária nos lares e nas reuniões públicas das casas racionalistas cristãs. O fortalecimento psíquico e o esclarecimento espiritual proporcionados pelo Racionalismo Cristão são os alicerces espiritualistas com que as pessoas podem contar na construção sólida de suas vidas. Viver de forma materializada, desprezando os valores espirituais que dão sustentação ao progresso material construtivo e progressista, é desprezar o que a vida tem de melhor. Quem isso reconhece compreende os semelhantes, não se envolve com os campos vibracionais negativos da hipocrisia, da mentira, da traição, do ódio e de outros sentimentos equivalentes, como o ciúme, pois nenhum indivíduo detém a posse de quem quer que seja. As pessoas devem aproximar-se umas das outras da maneira como elas se apresentam, daí serem necessariamente tratadas com afeto e compreensão.

Quem respeita o livre-arbítrio de uma pessoa a tem perto de si, não pela posse, mas pelo entendimento, não pela força, mas pela aceitação. Sentimentos negativos, como o ciúme, insistimos, atraem vibrações de mesmo teor e igual intensidade, como a raiva e o ódio. Pensar é atrair. Se quiserem ter a saúde física e psíquica que a paz de espírito sempre proporciona, pensem com elevação, conectem-se aos campos superiores da espiritualidade ao usarem o poder do pensamento em favor do bem-estar pessoal e coletivo.

Portanto, pensem bem. Não confundam a força do pensamento voltada exclusivamente para a materialidade dos atrativos efêmeros da Terra com o poder do pensamento dirigido para os valores espirituais, que são eternos. Procurem olhar para dentro de si mesmos mediante autoanálise do que são e fazem, e corrijam o que precisa ser consertado na personalidade, para terem um viver mais tranquilo, uma vida mais feliz.