Breves comentários acerca do trabalho e da ociosidade

O trabalho e o estudo são meios para se atingir a finalidade maior de todos nós que é a evolução. Ambos devem ser alinhados ao cumprimento das leis evolutivas e ao nosso planejamento astral. Quando bem aplicados nas diversas áreas do conhecimento, com disciplina, determinação, perseverança e concentração, são recursos eficazes na capacitação, no aperfeiçoamento de habilidades e no desenvolvimento intelectual, moral e espiritual. O trabalho e o estudo aguçam os sentidos, nos fazem exercitar o intelecto e a desenvolver atributos e faculdades. 

A vida é cheia de trabalho e estudo. Há muito que pensar, compreender e fazer. Pessoas comedidas procuram ter o tempo ocupado, organizando-se e disciplinando suas atividades da melhor maneira possível. No trabalho e estudo encontramos os meios para vencer, aprimorando a inteligência, a lógica, o raciocínio, desenvolvendo a paciência e a força de vontade.

A prosperidade chega para aqueles que lutam por obtê-la através do esforço, do trabalho honesto e do estudo sério. Isto é realizar, é ser um bom finalizador.

Mães dos vícios. O trabalho e o estudo são instrumentos valiosos e primordiais no combate à ociosidade e à indolência. Estas são as mães de todos os vícios, causadoras implacáveis de declínio intelectual, moral e espiritual. É preciso que os seres humanos saibam viver com valor e coragem, não trabalhando e estudando como escravizados ao trabalho e ao estudo, não os vendo como incômodo e castigo, mas como oportunidade ímpar de aprendizado que têm para aprimorar-se e alcançar o progresso material e a evolução espiritual. 

Devemos aproveitar bem as horas do dia em trabalho e estudo bem executados, úteis e produtivos, pois servem de exemplos e motivação para todas as gerações. Ao dedicar-se ao trabalho e estudo com seriedade e altruísmo, formar-se-á em torno da pessoa um intenso campo vibracional capaz de gerar como efeito um magnetismo promissor do progresso, do equilíbrio, da concepção de ideias inovadoras, da captação de boas intuições, do otimismo, da construção coletiva do conhecimento. Portanto, da evolução.

Aproveitamento em grupo. O trabalho e o estudo devem ser exercidos preferencialmente em grupo, pois são meios formadores e mantenedores da união e possibilitam o compartilhamento de conhecimentos. As reuniões realizadas nas casas racionalistas cristãs são exemplos de trabalho e estudo dedicados e abnegados em prol da união e do esclarecimento da humanidade, pois criam polos atrativos fortíssimos entre os seres humanos e as Forças Superiores de magnitude inimaginável. 

Encontram-se na vasta literatura racionalista cristã citações sobre a relevância do trabalho e do estudo na construção de uma sociedade esclarecida, justa, igualitária e produtiva.

Nota: Esta questão e respectiva resposta foram elaboradas a partir do tema (trabalho) sugerido pela participante Elizabeth Marques. Convidamos a todos os participantes para enviarem, também, suas sugestões de temas para estudo e debate. Para se inscrever neste grupo envie um e-mail para: inscricaoGrupoRC@racionalismocristao.org