Caboverdianos na América

De marinheiros a imigrantes e integração à sociedade americana. Segundo historiadores, desde o descobrimento das ilhas de Cabo Verde pelos portugueses, em 1460, seus habitantes procuraram outras paragens para fugir à seca e à fome. No início do século XVIII, os baleeiros americanos que navegavam pelo Atlântico Sul aportavam em Cabo Verde para se abastecerem de água e comida, mas também de homens conhecidos como bons marinheiros.

Foi assim que, no século XVIII, começaram a chegar os primeiros imigrantes das Ilhas a Nantucket. Registos históricos indicam que, em 1840, mais de 40% dos caçadores de baleias de Nantucket eram caboverdianos. Hoje, admite-se que existem cerca de 400 mil cabo-verdianos nos Estados Unidos, a grande maioria na Nova Inglaterra.

Com esses dados, o representante da Casa-Chefe nos EUA, Emmanuel Almada Santiago, começou a contar a história da disseminação do Racionalismo Cristão na América do Norte. Ele discorreu sobre as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes, apesar de haverem alcançado perfeita integração à sociedade americana. Problemas foram superados e os caboverdianos conseguiram abrir dois correspondentes, nas cidades de Somerville e Lowrence, Massachusetts.

Esses correspondentes funcionaram por anos e, conforme relato do livro de atas da Casa-Chefe, fizeram sucesso com a limpeza psíquica, no arrebatamento de espíritos inferiores e na normalização de criaturas com distúrbios psíquicos.

Mas veio a crise que devastou a bolsa de valores de Nova York, em 1929, com consequências extraordinárias, e milhares de famílias, tiveram que regressar às terras de origem, inclusive os verdadeiros pioneiros do RC nos Estados Unidos, que fecharam as portas dos correspondentes deixando a Doutrina desativada.

Em 1980 surgiu uma nova era na história do Racionalismo Cristão no EUA.  Nesse ano, um grupo de caboverdianos residentes nos Estados de Nova Jersey e Nova York deu início a uma nova época marcada pela abertura de um Correspondente na Cidade de Jersey.

Atualmente temos sete Casas: quatro filiais e três correspondentes, localizadas em New Jersey, Waterbury Conn, Pawtucket, Boston, Brockton, New Bedford e Providence, onde temos a honra de dirigir.

Todas essas Casas, de uma forma geral, dispõem já de grande número de militantes e assistentes, caboverdianos e de diversas outras nacionalidades. Dada a realidade do País em que vivemos, essas Casas têm passado muitas dificuldades, que tem exigido esforço profundo dos seus responsáveis.

Sentimos hoje um certo orgulho de termos vencidos todas as dificuldades que têm surgido ao longo desse percurso, ao mesmo tempo que alimentamos uma profunda esperança que os tempos vindouros nos tragam maiores prosperidades para o bem do Racionalismo Cristão nos EUA e todos aqueles que têm dado o seu melhor para sua expansão no mundo inteiro.

Nesta data que simboliza a fundação da Doutrina nos EUA e os seus 90 anos, nós prestamos a nossa homenagem a todos aqueles que de uma forma ou outra contribuíram para essa realidade que hoje se vive nesse País e muito honra a nossa gente, que é essa grande Doutrina que se chama Racionalismo Cristão.