Casa do RC em Cabo Verde festeja o Dia da Espiritualidade

Com muita expectativa a comunidade racionalista cristã do Alto de Santo Antonio e arredores aguardava a reunião cívico-espiritualista alusiva ao Dia da Espiritualidade, realizada em 24 de janeiro, na Filial Ilha de São Vicente, em Mindelo, Cabo Verde.

A reunião cívico-espiritualista não teve assistência tão numerosa quanto o esperado, como tem acontecido em comemorações anteriores alusivas à data, devido à pandemia, apesar de haverem sido tomadas as medidas cautelares recomendadas pelas autoridades sanitárias locais.

Terminada a parte espiritualista, foi logo declarada aberta a cívica, com a leitura do discurso do dirigente-geral da Filial anfitriã e representante regional, Antero Filipe dos Santos.

Com chamamento especial aos jovens, o dirigente afirmou: “Comemora-se, hoje, por antecipação, em vários quadrantes deste planeta o Dia da Espiritualidade, que acontece todos os anos a 26 de janeiro, data instituída pela Sede Mundial do Racionalismo Cristão em 2005 e que este ano assinala o 112º aniversário da fundação da filosofia racionalista cristã neste planeta.

Não nos cansamos de citar, já o fizemos noutras ocasiões, referindo-nos ao Mestre da espiritualidade, Luiz de Mattos, quando iniciou os estudos para a implementação do Racionalismo Cristão e que o escreveu.

“Luiz de Mattos, fundador e escritor desta Filosofia, nasceu em Portugal, em 3 de janeiro de 1860, e deixou este mundo físico em 15 de janeiro de 1926, aos 66 anos de idade, fato que ocorreu no Brasil, país que o acolheu, quando da emigração,  ainda muito jovem.  

Humanista simples, defensor de causas justas, Luiz de Mattos possuía qualidades morais e espirituais superiores, que lhe valeram imenso prestígio e reconhecimento, permanecendo como um espírito altamente evoluído. 

Ateu na primeira fase da sua vida, só se interessou pelo espiritualismo aos 50 anos e em pouco tempo estudou, escreveu e pôs em prática esta filosofia espiritualista e esclarecedora sobre a finalidade da vida, esteada em princípios e fundamentos de que o Universo e tudo quanto nele existe são compostos por Força e Matéria, subordinadas às leis das multiplas existências, de atração e de causa e efeito.

A afluência nesta nova era da expansão do Racionalismo Cristão às reuniões públicas de limpeza psíquica, um dos instrumentos que dão visibilidade a esta nossa querida Filosofia, constitui um grande estímulo para a militância desta Casa, mormente quando ela está lotada, o que nos permite dizer que o Racionalismo Cristão ganhou maior projeção, confirmada através das mídias sociais divulgadas no seu site – www.racionalismocristao.org –, o que permite afirmar que essa visibilidade tem tido o seu impacto por trazer para essas reuniões maior número de assistentes, ávidos do esclarecimento sobre matéria de cunho espiritual, entre eles também estudiosos da espiritualidade, o que é para nós, militantes, motivo de muita satisfação.

Foi uma grande honra poder contar com a presença de vocês nesta Casa, neste ato histórico para o Racionalismo Cristão, estar aqui conosco comemorando essa data, neste dia memorável, que fica gravado eternamente na nossa memória, apesar do momento pandêmico que assola o nosso pequeno país arquipélago, com maior incidência nesta Ilha de São Vicente. O nosso pedido neste momento vai no sentido de se vacinarem, sem qualquer tipo de receio, e seguirem as recomendações dos serviços da saúde pública.

Honra ao Racionalismo Cristão! Honra ao seu fundador e escritor Luiz de Mattos! Honra a Antonio Cottas, Dr. Humberto e ao incansável e atual presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva!

À militância desta Casa também o nosso apreço pela forma correta e empenhada como tem vindo a colaborar nas atividades espiritualistas aqui realizadas, o que se traduz num verdadeiro testemunho de zelo, dedicação e amor à Causa racionalista cristã.