Com disciplina, você pode superar todas as adversidades

Ter disciplina é fundamental na vida dos seres humanos. Pessoa disciplinada não é somente aquela considerada pontual nos compromissos que assume. Ela precisa também ser educada com os semelhantes, ter senso hierárquico e cumprir as normas estabelecidas no meio social em que vive.

O ser humano disciplinado é tranquilo, sereno, forte de espírito. Por ter essas qualidades, é capaz de tudo enfrentar na vida, pois sabe organizar o tempo disponível para cumprir suas obrigações e demais atividades, mantendo-se equidistante dos extremos que revelam instabilidade emocional ao agir com moderação, ponderação, valor e justiça.

Logo, a pessoa disciplinada tem horas certas do dia para tudo: trabalhar, descansar o corpo físico e revigorar o corpo fluídico, dedicar-se ao lazer cultural e ao estudo qualitativo, assim como fazer autorreflexão, ocasião em que analisa pensamentos, sentimentos e ações ao olhar dentro de si, eliminando da personalidade os procedimentos considerados inadequados.

O ser humano disciplinado tem boa assistência espiritual, pois sabe afastar de si as correrias e afobações, que normalmente o levariam a não se concentrar nem raciocinar com clareza sobre problemas porventura enfrentados, cometendo erros caso não tomasse boas decisões.

Então, como diminuir ou mesmo evitar as dificuldades naturais da vida, perguntamos? Nossa resposta sugere recomendações que podem ser seguidas com facilidade se houver empenho e constância por parte das pessoas, pois é necessário disciplinar os pensamentos e sentimentos, controlar as ações e exercitar a vontade sempre voltada para a prática do bem. As que procedem dessa forma tornam-se espiritualmente fortes, afastam-se das correntes vibracionais negativas existentes na atmosfera fluídica da Terra, enfrentam e superam os reveses tão comuns neste plano físico.

Reveses, quem não os têm? As adversidades normalmente acontecem pela falta de conhecimento, compreensão e cumprimento da lei evolutiva de causa e efeito por parte das pessoas, porque essa lei transcendente está intimamente relacionada com as múltiplas vivências dos espíritos na Terra mediante a posse de corpos físicos.

Se a lei de causa e efeito não se prende exclusivamente à existência em curso de uma pessoa, é também fácil de ela entender que, se o sofrimento por que passa não tem motivo aparente que o justifique, sua causa certamente ocorreu em algum momento de sua trajetória como espírito em evolução em vidas passadas. Todavia, essa pessoa possui todos os recursos espirituais necessários ao enfrentamento e superação de qualquer adversidade, desde que os coloque em prática com disciplina.

Sendo assim, enfrentem e resolvam os problemas da vida com natural disciplina. Para tanto, estudem o espiritualismo mediante livros de conteúdo bem escrito. O Racionalismo Cristão possui obras literárias com valiosos ensinamentos espiritualistas. A Sede Mundial tem em sua biblioteca um acervo magnífico e um grupo de pessoas capacitadas para orientar os leitores no que for necessário ao entendimento dos fatos transcendentes da vida, pois a leitura de fontes não confiáveis prejudica mais que auxilia o conhecimento dos fenômenos físicos e psíquicos.

As ideias místicas, os pensamentos e sentimentos de adoração, a veneração a coisas abstratas, os milagres, as salvações e os perdões de malfeitorias são próprios de quem não sabe que o futuro acontece de acordo com os atos praticados no presente pelo uso que der ao livre-arbítrio, seja voltado para a prática do bem ou para as ações indignas.

Portanto, abram as portas da espiritualidade sem perda de tempo. Predestinações divinas ou destinos implacáveis e cruéis não existem. Aproveitem a existência lutando contra os maus hábitos e as imperfeições, pois a vida não é só de facilidades e prazeres, mas sobretudo de desafios que devem ser vencidos, para que haja o crescimento pessoal decorrente do esforço diário para eliminar da personalidade os hábitos prejudiciais ao seu aperfeiçoamento ético e moral.