Comemoração a distância

O quinto aniversário de inauguração da nova sede do Correspondente São Sepé (RS) do Racionalismo Cristão, ocorrido em 6 de junho de 2020, foi comemorado em reunião cívico-espiritualista a distância, sob a direção do presidente Gilberto Silva. Logo após a reunião pública, também presidida por Gilberto Silva, o presidente em exercício do Correspondente, Boneval Carmo de Ávila, agradeceu a cada militante  que participa das reuniões e da manutenção física da sede, apresentou em fotografias o início  dos trabalhos e destacou pontos da história da Casa.

Em 1987 ocorreram as primeiras reuniões na residência do casal Olinda e Geovani Kurtz, com a presença de Mozart Camacho, representante da Filosofia na Região Sul, na época. Em 10 de maio de 1990, foi oficializado pela Casa-Chefe o Correspondente São Sepé, com a primeira diretoria, tendo como presidente a Sra. Olinda Scherer Kurtz. As reuniões começaram a ser realizadas em uma casa cedida pela Sra. Eleni Carmo Gonçalves e seu esposo, Lauro Gonçalves. Com o passar do tempo e com o aumento da assistência às reuniões, após visita do presidente do Racionalismo Cristão na época, Dr. Humberto Rodrigues, e sua esposa, D. Marluce, foi incentivada a construção da nova sede. Em 2002, foi lançada a pedra fundamental, já sob a presidência da Sra. Eleni. A construção da nova sede foi iniciada no dia 6 de outubro de 2003. Com colaboração da Casa-Chefe, das demais casas da Região Sul do Brasil e dos militantes de São Sepé, no dia 6 de junho de 2015, com muita alegria e emoção e com a presença do presidente Gilberto Silva e sua esposa, Sra. Iraci, foi possível inaugurar a nova sede, na Rua José Luiz Ferreira Pinto, 984.

Desta reunião comemorativa do aniversário, on-line pela primeira vez, participaram 70 pessoas. Caso estivessem presentes à sede do Correspondente, a casa estaria com a lotação máxima. Com a facilidade proporcionada pela tecnologia, companheiros de Filosofia e dirigentes de casas da Europa, Estados Unidos e de diversos estados do Brasil puderam participar. A sensação era de que realmente estávamos nos abraçando e felicitando-nos em razão do progresso de uma casa racionalista cristã.

Discursaram através do aplicativo as Sras. Clara S. Kurtz, secretária do Correspondente de São Sepé, e Valderene Ribeiro, dirigente da Filial Porto Alegre; Argeu Rocha, representando o Correspondente Capão do Leão; Sr. Clair Maiche, dirigente da Filial Pelotas; Arsênio Deboni, dirigente da Filial Palmeira das Missões; Emmanuel Santiago, representando as casas dos EUA; Vilson Vieira, representante do Racionalismo Cristão na Região Sul do Brasil, e o presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, que lembrou a felicidade e emoção do nosso querido João Gomes, quando soube que o Correspondente São Sepé seria inaugurado. João Gomes foi um grande incentivador e colaborador, que acompanhou desde o início o desenvolvimento da Casa de São Sepé, desde as primeiras pedras depositadas no terreno, que foi doado, até a conclusão da nova sede.

Somos muito gratos a todas as pessoas que apoiaram espiritual e materialmente a nossa Casa, que se desenvolveu como uma semente que foi lançada na terra, e com o cuidado de todos germinou e está rendendo frutos para a sua comunidade através do esclarecimento espiritual.