Prevenção contra o coronavírus se estenderá até 2 de agosto

O mais destacado sofista da Antiguidade, Protágoras de Abdera, nascido entre 491 e 481 a. C., afirmava que para cada tese apresentada seria possível levantar um argumento defendendo-a ou atacando-a. Desprezava, portanto, a existência de referenciais absolutos e considerava que praticamente tudo poderia ser relativizado.

Não fossem a distância histórica e o pouco apreço pelo estudo da filosofia grega por parte de alguns dirigentes atuais, diríamos que eles seriam assíduos discípulos de Protágoras, embora tivessem absorvido apenas a parte exterior dos ensinamentos do filósofo. Por que afirmamos tal coisa? Ora, todos os dias assistimos a notícias que, apresentando dados científicos indiscutivelmente reais, são relativizadas por alguns governantes. Não nos referimos a teorias científicas – estas são naturalmente relativizáveis –, e sim a dados estatísticos concretos.

Em vários países, são inúmeros os cientistas que demonstram haver uma relação direta entre o aumento do número de casos de contágios do novo coronavírus e o relaxamento das medidas de isolamento social. Sabemos que os impactos causados pelo confinamento são graves e sérios; acreditamos, todavia, que eles devem ser contornados por meio do diálogo, da criatividade e do bom senso. Vidas humanas nos interessam e devem ser sempre protegidas e valorizadas – essa realidade não admite relativização.

De nossa parte, no que concerne ao bem-estar físico e psíquico de nossos queridos assistentes e militantes do Racionalismo Cristão, somos inflexíveis. Estimamos muito revê-los e abraçá-los, mas temos apreço ainda maior por sua saúde e integridade.

Temos de dar testemunho de bom senso em consonância com os princípios que divulgamos e apontar novos caminhos sempre que estes forem possíveis e corretos. Esta é a nossa grande responsabilidade: procurar comportar-nos segundo os elevados ideais que abraçamos e nos empenhar para que nossas decisões evoquem o respeito e a admiração de todos por nossa causa espiritualista. Não negamos a realidade. Adaptar-nos-emos a ela sem jamais expor aqueles que tanto consideramos.

Por esta razão é que estamos com as reuniões suspensas nas casas racionalistas cristãs desde meados do mês de março. Tal decisão tem por objetivo preservar a saúde de nossos militantes e assistentes em razão da pandemia do novo coronavírus, evitando sua exposição e possível contaminação ao se deslocarem até nossas Casas, sobretudo se utilizassem transporte coletivo, cuidados que têm que prevalecer não obstante as boas notícias de queda no número de contaminados que temos recebido de várias Regiões onde possuímos nossas Casas, com a consequente flexibilização das medidas restritivas por parte das autoridades sanitárias e de saúde locais, para o retorno de nossas reuniões.

Não obstante essas flexibilizações pontuais que estão sendo analisadas pela sede mundial do Racionalismo Cristão, o bom senso recomenda que a suspensão das atividades presenciais realizadas nas casas racionalistas cristãs seja prolongada até 2 de agosto de 2020 (domingo), e deixar para 30 de julho de 2020 (quinta-feira) nova decisão quanto a esse ato suspensivo.

Contudo, se durante o transcurso do mês de julho vindouro houver qualquer decisão dos responsáveis pelo poder público, sejam de cidades, de estados ou de países, no sentido de abrandar ou mesmo terminar o recolhimento social em razão de haverem diminuído ou até terminado as restrições por eles impostas à livre circulação das pessoas, e o recomeço ou ampliação das atividades econômico-financeiras locais, religiosas, cultuais e filosófico-espiritualistas, iremos avaliar, a pedido dos representantes regionais e dirigentes-gerais, a possibilidade de reabertura das respectivas atividades espiritualistas e administrativas, como fizemos com as casas racionalistas cristãs localizadas na Região Norte da Europa, exceto em França.

Vale destacar que as reuniões nas casas racionalistas cristãs, por suas características peculiares, proporcionam uma aproximação física entre os componentes da mesa das atividades espiritualistas em cujos locais, os estrados como os denominamos, com raras exceções, não dispõem de ventilação natural e nem dimensões que permitam o distanciamento seguro entre as pessoas. Assim, para as regiões em que nossas reuniões já podem ser realizadas, criamos uma Norma específica para esse período inicial de flexibilização, que inclui várias medidas cautelares, entre elas o uso de máscaras faciais, distância adequada entre as pessoas e mínima movimentação no local para que possamos cumprir a nossa disciplina e ao mesmo tempo as exigências locais, e evitarmos medidas punitivas em caso de descumprimento da legislação específica vigente.

Devido à continuidade da suspensão de reuniões públicas presenciais, reiteramos a importância de os dirigentes-gerais das casas racionalistas cristãs, em âmbito mundial, manterem os militantes e prezados assistentes locais unidos através da realização das Reuniões Públicas a Distância, às segundas, quartas e sextas-feiras, nos horários por eles escolhidos para sua realização, bem como, de divulgarem amplamente convidando-os para acompanharem de segunda a sexta-feira, pelo canal do Racionalismo Cristão no YouTube, às 16 horas (hora local de Brasília) e com duração de 30 minutos, das reuniões públicas a distância da sede mundial do Racionalismo Cristão, e, às 20 horas (hora local de Brasília), do programa Conversa com o presidente, com duração de uma hora, abordando diversos temas sob a luz dos ensinamentos da filosofia racionalista cristã.

Estamos vivenciamos um novo ciclo na humanidade, posto que ela tem sido fortemente abalada e influenciada pelas circunstâncias da pandemia causada pelo novo coronavírus. De qualquer forma, a verdade é que não voltaremos ao “novo normal” da mesma forma que começamos esse isolamento social, mas uma certeza já temos: o Racionalismo Cristão está crescendo e conseguindo ajudar a fortalecer, esclarecer e espiritualizar muito mais pessoas em todo mundo através das novas modalidades de reuniões, e isso devemos ao esforço, dedicação e espírito de união dos nossos militantes e assistentes assíduos. Assim, comprova-se o que afirma nossa Filosofia: as dificuldades e reveses do mundo são oportunidades de crescimento espiritual, desde que os nossos atributos espirituais sejam postos em ação para o bem coletivo.

Boa leitura!