Como fortalecer a vontade

Antes de tratarmos do fortalecimento da vontade, vamos entender o que é vontade. Segundo o livro essencial da nossa filosofia, Racionalismo Cristão, 45ª edição, no capitulo 4 – Espírito, em que trata dos atributos do espírito, página 43, “a vontade é a mais poderosa alavanca de que a pessoa dispõe para chegar ao triunfo, não existindo dificuldade ou obstáculo – dentro, naturalmente, das limitações humanas – que não seja capaz de superar. Ela tem o poder de subjugar o desânimo, a timidez, as fraquezas, as paixões, os vícios, os desejos intemperados, quando o ser humano sabe utilizar-se, conscientemente, desse atributo espiritual”.

Nossos pensamentos têm a tendência de variar de momento a momento, divagando e distraindo sobre vários assuntos. Isso nos tira o autocontrole e a concentração necessários para fortalecer a vontade com todo o
seu potencial necessário para as realizações bem sucedidas. Vontade e desejo são coisas diferentes, já tratamos disso em outro artigo de nossa autoria Desejo e Vontade, publicado em A Razão de abril de 2013. Ali mostramos a prevalência da vontade na motivação para realizarmos nossos afazeres e empreendimentos. A vontade é firme e constante e sempre age de forma inteligente, consciente e racional, enquanto o desejo age geralmente subjugado pelas emoções.

Fortalecimento da vontade. A pergunta que se impõe é: “existe uma maneira de fortalecer a vontade de alguém?” Muitos pesquisadores famosos em psicologia comportamental, trabalhando em universidades americanas, disseram que a resposta a essa pergunta é “sim”, com os quais concordamos. Depois de aplicarem
muitos e variados exercícios, eles chegaram à conclusão de que o esforço contínuo que fazemos com nossa vontade submete-a ao cansaço, da mesma maneira que acontece com nossos músculos durante duros exercícios físicos, como, por exemplo, nas corridas de maratona e em tantos outros esportes. Não são opiniões que derivam somente da observação, mas também o foi cientificamente por experimentação.

Assim, embora pareça ser difícil realizar muito progresso em curto prazo, com perseverança podemos, sim, fortalecer a vontade e vencer todo e qualquer bloqueio ou travamento que possa ocorrer em nossa vida diária. Isso ocorre tanto no âmbito do aprimoramento de nossos valores como nos pequenos hábitos de nosso dia a dia, em que enfrentamos todo tipo de distrações e tentações, superando-as todas. Portanto, a seguir, estamos apresentando, na terceira pessoa do singular, alguns fatos e sugestões em forma de exercícios para o fortalecimento da sua vontade:

  1. Faça 15 minutos de autorreflexão ou meditação. De todos os exercícios para reforçar a vontade, a autorreflexão é
    o que apresenta os melhores resultados mais rapidamente. Ao meditar, você treina o cérebro a se concentrar e resistir à vontade de ficar divagando e às tentações. Pesquisas mostram que, após três dias de meditação por 15 minutos, seu cérebro já terá melhor concentração, você sentirá mais disposição e estará menos estressado. Consulte a bibliografia a respeito na internet.
  2. Tenha consciência de suas decisões automáticas. Um ótimo exercício consiste em ser mais consciente de suas decisões ao longo do dia. Muitas vezes, seus pensamentos estão tão distraídos que suas ações se tornam automáticas. Tomar tempo para pensar sobre o porquê de suas decisões diárias aumentará sua habilidade de concentração e sua resistência às tentações. Tente pegar um comportamento automático seu e se pergunte o motivo de estar fazendo isso. Questione-se sobre seus maus hábitos e distrações. Qualquer pensamento consciente que tiver sobre um comportamento típico aumentará sua força de vontade no sentido de manter sua concentração e seu autocontrole.
  3. Crie prazos e se obrigue a cumpri-los. Qualquer pessoa que se lembre dos tempos da escola, vai lembrar-se do que era estudar para uma prova ou fazer um trabalho de última hora. Sua força de vontade era gasta à medida que tentava livrar-se de distrações e tornar-se hiperprodutivo. Usando este princípio, os pesquisadores descobriram que, ao se impor prazos e metas nas suas realizações, você pode trabalhar sua força de vontade da mesma maneira. Comece selecionando uma atividade em sua lista de afazeres que você esteja postergando ou procrastinando. Crie um prazo para finalizá-la e certifique-se de alcançá-lo. Em duas semanas não só finalizaram seus afazeres, mas também melhoraram sua dieta, se exercitaram mais e diminuíram seus maus hábitos.
  4. Trabalhe sua postura. Trabalhe sua postura por um período de duas semanas. Toda vez que você estiver curvado, procure corrigir-se e sentar-se corretamente. Este simples exercício melhorará, e muito, sua perseverança para fazer acontecerem os impulsos que atuam na sua força de vontade. Portanto, corrija sua postura toda vez que se pegar curvado, no trabalho ou em casa. Isso soa extremamente simples, mas sentar-se reto requer força de vontade. Toda vez que o fizer, valerá como “uma repetição” que aciona a sua força de vontade.
  5. Mantenha controle do que come diariamente. Os pesquisadores descobriram também que quem mantém controle diário de sua comida aprimora sua força de vontade. A maioria de nós não anota tudo que come e, com isso, deixa de seguir essa recomendação. Qualquer controle de informações similar também funciona, mas recomendamos fazer esse de preferência, diariamente, por causa dos benefícios que colherá. Não deixe de fazer suas anotações pelo menos durante duas semanas.
  6. Use sua mão oposta. Usando a mesma metodologia da postura, pesquisadores conduziram estudos que testaram outras ações corretivas. Uma que funcionou, particularmente bem, foi usar a mão oposta. Seu cérebro está programado a usar a mão dominante, então é necessário força de vontade para inverter esse procedimento e usar a mão oposta. Para começar, selecione uma parte do dia em que usará a mão oposta. Não precisa ser mais de uma hora por dia para obter resultados.

Conclusão. Além das irradiações recomendadas pelo Racionalismo Cristão nos horários disciplinares, esses seis exercícios mentais e práticos são as melhores recomendações para se obter o controle da vontade na objetivação de seus propósitos, porque eles proporcionam disciplina, atenção e concentração, os verdadeiros guardiões de uma vontade forte e firme em todos os atos de sua vida. Não tente fazê-los todos ao mesmo tempo, mas escolha inicialmente dois ou três até sentir-se seguro de que obteve os resultados desejados e só então complete com os demais exercícios.