Conheça um pouco do RC

Vamos fazer uma rápida apresentação do Racionalismo Cristão, caso você ainda não conheça esta Filosofia, para ajudá-lo a mudar sua vida para melhor. Esteja certo de que isso está ao seu alcance.

O Racionalismo Cristão não é um centro espírita. É uma filosofia espiritualista que trata da evolução do espírito. Explica, através da razão e do raciocínio, o que somos e o que fazemos neste planeta-escola, que é a Terra. É um conjunto de ensinamentos espiritualistas completo, porque transmite ao ser humano o conhecimento de si mesmo, sendo capaz de mostrar-lhe o que há de mais importante e fundamental – o próprio eu – remoto, presente e futuro, de que dependem a saúde, o bem-estar, a felicidade, e, com isso, um mundo menos agressivo, menos intolerante, mais justo e compreensivo.

O Racionalismo Cristão afirma ser o Universo composto de Força e Matéria. A Força – que incita e movimenta todos os corpos (Matéria) – é o Princípio Inteligente, que interpenetra todo o Universo. Esse Princípio Inteligente é compreendido pela maioria das pessoas como Deus, que o Racionalismo Cristão prefere denominar Força Criadora, Grande Foco ou Inteligência Universal, da qual somos uma parcela que contém os mesmos atributos em forma latente, para serem desenvolvidos e aperfeiçoados nas inúmeras existências por que passamos na Terra.

A Força Criadora mantém o Universo regido por leis naturais e imutáveis, às quais estão sujeitos todos os seres, não admitindo assim o Racionalismo Cristão provações, predestinações nem milagres. A filosofia racionalista cristã ensina que todos os atos de nossa vida decorrem do emprego do livre-arbítrio, faculdade espiritual controlada pelo pensamento, raciocínio e pela vontade. Por isso, conforme pensarmos, assim seremos, o que de mal desejarmos ao próximo a nós mesmos estaremos a desejar e o que de bem fizermos, em nosso benefício redundará, pois seremos aquilo que quisermos ser. Ensina, pois, a não se cultivarem sentimentos de ódio, de inveja, ou de malquerença.

Por estas explicações, você já deve ter percebido que não adotamos práticas semelhantes às de centros espíritas, não interferimos no livre-arbítrio das pessoas, respeitamos a vontade dos seres humanos, por sabermos que todos são responsáveis por suas escolhas.

Limpeza psíquica. Entre as orientações oferecidas pelo Racionalismo Cristão, é muito importante a prática diária da limpeza psíquica no lar. A limpeza psíquica é uma prática de higiene mental, uma forma de se obter equilíbrio interior e tranquilidade espiritual, recomendada pelo Racionalismo Cristão. Consiste nas irradiações, cuja finalidade é estabelecer contato com as Forças Superiores. As irradiações não são um agrupamento de palavras para serem repetidas automaticamente, mas encerram um elevado sentido espiritual e concentram, na sua essência, um resumo filosófico do Racionalismo Cristão. Não seria possível dizer mais em tão poucas palavras, para que possam ser conservadas na memória. Faça-se, na vida prática, o que elas indicam, e tudo irá bem. Quando as irradiações se elevam com convicção, atingem, invariavelmente, a meta, e o Astral Superior, ao qual são dirigidas, capta as suas vibrações. Conquanto não sejam rezas nem orações, são, no entanto, manifestações de almas que procuram corresponder-se.

Todos os dias, nos mesmos horários, as pessoas devem reunir-se para fazer as irradiações. Devem escolher um horário pela manhã e outro à noite, mas o ideal seria às 7 horas da manhã e às 8 horas da noite, seguindo as instruções contidas no folheto explicativo que pode ser obtido gratuitamente em qualquer casa racionalista cristã ou através do site desta Filosofia www.racionalismocristao.org/pt/atividades/limpeza-psiquica.

Se desejar receber por e-mail o texto do pequeno folheto que ensina a fazer a limpeza psíquica em casa, escreva para limpezapsiquica@racionalismocristao.org. Também é possível acompanhar a limpeza psíquica a qualquer momento, através de um áudio da limpeza psíquica, com duração de cinco minutos, disponível em www.racionalismocristao.org/pt/atividades/limpeza-psiquica/irradiacoes-comentadas. Lá, vai encontrar um link para ouvir e baixar para o computador o áudio em que se faz  a limpeza psíquica. Esse áudio ajuda muito a compreender melhor o processo da limpeza psíquica. Também é gratuito.

Momentos antes do horário das irradiações, as pessoas devem preparar-se de preferência num lugar silencioso, elevar os pensamentos, vibrá-los positivamente, com firmeza e entusiasmo, com confiança de que tudo na sua vida vai sair da melhor maneira possível, com convicção nos efeitos benéficos da limpeza psíquica, e iniciar as suas irradiações com o pensamento liberto de todas as coisas materiais, sem pensar em ninguém, em nenhum problema, atendo-se apenas ao significado das palavras que estão pronunciando.

Ao terminar a limpeza psíquica, estarão aptos a realizar as suas tarefas diárias com alegria e entusiasmo, confiantes de que a vida é maravilhosa para aqueles que sabem usufruir dela, que sabem tirar proveito de tudo de bom que ela oferece.