Cuide da saúde física e da saúde psíquica

Se querer é poder, querer é vencer, disse um destacado intelectual brasileiro do seu tempo. Quando se sabe querer para o lado do bem, não se mede sacrifício para o cumprimento do dever, têm isso sempre em mente as pessoas espiritualmente esclarecidas, vencendo as dificuldades. É justamente essa conscientização do dever a cumprir que observamos na maioria das que frequentam as casas racionalistas cristãs, porquanto a ida a qualquer uma delas lhes dá satisfação e alegria interior, cientes de que são úteis aos semelhantes e a si mesmas. É para essa finalidade que estão no planeta-escola Terra: cumprir deveres mediante o trabalho digno e produtivo, sem medir esforço na luta diária para crescer em evolução.

O ser humano deve não apenas cuidar da saúde física, mas igualmente da psíquica. “Mente sã em corpo são” é tradução de famosa citação latina. O corpo físico é a maravilhosa máquina orgânica concebida pela Inteligência Universal, a ser utilizada pelo espírito para evoluir neste mundo de escolaridade. Ela tem como combustíveis os bons pensamentos e os alimentos saudáveis. Se o indivíduo perder o vigor corporal e o equilíbrio das emoções, terá dificuldade para cumprir suas obrigações evolutivas, de bem aproveitar a existência com amplas ações construtivas.

Portanto, é importante tratar com muito carinho o corpo físico e ter muita atenção com o equilíbrio psíquico, entre outros cuidados com os demais atributos espirituais. Só assim haverá a tranquilidade necessária ao cumprimento dos deveres assumidos. O corpo físico precisa do repouso que libera o espírito e seu corpo fluídico na busca do vigor encontrado nos campos superiores da espiritualidade, a fim de que esse fortalecido conjunto humano possa enfrentar o dia a dia com harmonia nos lares, nos locais de trabalho, no meio social. O viver produtivo requer muita dedicação e coragem, exige das pessoas a noção exata do que devem fazer para galgar os degraus que levam a novos patamares de evolução espiritual. Consciência tranquila do dever cumprido é a maior felicidade que elas podem ter na vida.