Desenvolvimento, subdesenvolvimento e pobreza à luz do Racionalismo Cristão

A realidade social e cultural dos diversos países nos faz tecer conclusões sobre a grande heterogeneidade existente entre eles. Diante disso, podemos perguntar: por que alguns países são desenvolvidos, outros, subdesenvolvidos e ainda outros, pobres? Se analisarmos apenas pelo fator sociológico e histórico, iremos definir que os países só estão nessa situação porque em diversos momentos conseguiram efetivar bons planos de governo e produzir cultura a partir de uma boa organização social.

Mas questionando isso, podemos perguntar: quem gerou o progresso daquela nação? Quem criou tais obras? Ora, foram os humanos, logo, parcelas da Inteligência Universal. Sendo assim, podemos chegar à conclusão nesse artigo de que o desenvolvimento econômico e cultural de um país reflete o nível de espiritualidade dos espíritos que resolveram encarnar nessas nações, do mesmo modo que países pobres ou subdesenvolvidos só são como são pela pouca espiritualidade alcançada por aquele conjunto de seres humanos ou agrupamento humano como um todo.

Então, baseado nessas reflexões, pode-se entender que os países que detêm pessoas evolutivamente mais avançadas em vários aspectos se encontram em nações ricas e prósperas e pessoas menos adiantadas evolutivamente se encontram em outros países em situações adversas.

Portanto, a corrupção, a ignorância, a desonestidade, a voluptuosidade e libertinagem existentes em um povo, refletem, em verdade, a limitação espiritual dos espíritos que ora ali evoluem. Por isso é fácil encontrar nessas nações representantes de grandes empresas, do governo, de instituições, que embora estejam em tais cargos, mostram sempre sua ignorância e limitações, condizentes com o nível de espiritualidade da grande homogeneidade das pessoas que aí vivem.