Dia da Espiritualidade festejado na Ilha de São Vicente

A Filial Ilha de São Vicente (Cabo Verde) do Racionalismo  Cristão (Rua Clarimundo Faria de Andrade, Alto Santo Antonio, Cidade do Mindelo), comemorou em 25 de janeiro o Dia da Espiritualidade (que ocorre em 26 de janeiro), em clima  festivo, mas de muita espiritualidade, com presença expressiva de militantes, amigos e simpatizantes do Racionalismo Cristão, Após a reunião de orientação espiritualista, começou a parte cívica alusiva à data, com o discurso do presidente da Casa e representante regional, Antero Filipe dos Santos.

O presidente assim se dirigiu aos membros do Diretório Local e do Conselho Local, militantes, convidados e, em especial, aos jovens e crianças da comunidade racionalista cristã:

Amigos, hoje se comemora em todas as casas racionalistas cristãs em vários quadrantes da Terra o Dia da Espiritualidade, o 109º aniversário da fundação do Racionalismo Cristão, data instituída pela Casa-Chefe em 2005 e incluída no calendário oficial do Racionalismo Cristão.

Trata-se de uma filosofia espiritualista que, apesar de muito jovem, com apenas 109 anos de existência, muito tem contribuído para o esclarecimento espiritual em quase todo o mundo. Mesmo assim se tem evidenciado entre as muitas filosofias milenares, que pouco ou nada esclareceram essa vasta humanidade relativamente à composição básica do Universo como Força e Matéria. Portanto, meus amigos, podemos afirmar que janeiro de 2019 é um mês fadado a eventos de grande realce para a família racionalista cristã em todo o mundo.

A afluência recente às reuniões públicas de limpeza psíquica, um dos instrumentos que dão visibilidade a esta nossa querida Filosofia, constitui grande estímulo para a militância desta Casa, principalmente quando está lotada, o que nos permite dizer que o Racionalismo Cristão, com essa visibilidade, teve o seu impacto por trazer para essas reuniões maior número de assistentes, ávidos do esclarecimento sobre matéria de cariz espiritual, o que é para nós, militantes, motivo de muita satisfação.

Regozijamo-nos pelo fato de vermos entre os assistentes muitos jovens e crianças nesta caminhada, frequentando com assiduidade os nossos trabalhos sob o respaldo do Astral Superior; jovens e crianças que são a esperança dos mais idosos, para a transferência do bastão, quando isso for permitido, porque, afinal, a Doutrina há de prosseguir sempre e sempre no grande papel que lhe foi reservado neste mundo, para conduzir a humanidade aos píncaros do esclarecimento espiritual.

Foi uma grande honra poder contar com a presença dos senhores nesta Casa, neste ato histórico para o Racionalismo Cristão, estar aqui conosco comemorando essa data, neste dia memorável, que fica gravado eternamente nos nossos espíritos.

Honra ao Racionalismo Cristão! Honra aos fundadores Luiz de Mattos e Luiz Thomaz! Honra a Humberto Rodrigues! Estamos seguros de que um dia a história da humanidade há de reconhecer e registar nos seus anais, com justiça, a benemerência e os grandes feitos protagonizados por essas figuras que passaram por este planeta! Honra ao atual presidente internacional do Racionalismo Cristão e continuador da obra dos mestres dos mestres, Gilberto Silva. Uma palavra de apreço aos assistentes desta Filial: venham sempre que puderem para serem mais alegres e felizes.

Colaboração de Karina Rocha, militante da Filial Ilha de São Vicente.