Dia de festa espiritual na Filial Den Haag do RC

Sexta-feira, 29 de junho de 2018, momento de grande confraternização espiritual na Filial Den Haag (Holanda) do Racionalismo Cristão, quando se comemorou o 34º aniversário da implantação dessa filosofia espiritualista em Haia, e o 12º aniversário de ascensão de Correspondente a Filial, com presença da família Évora, dona Margarida Conceição, pessoas que não medem distância para colaborar com a Casa durante o ano inteiro, e outros militantes de Filial Lombardkade, e militantes da Filial Rotterdã West.

Ao término da reunião espiritualista, dirigida pelo presidente da Filial Rotterdã West, José Andrade, deu-se início à reunião cívica, sob a direção do presidente da Casa aniversariante, Joaquim Neves, com a leitura da mensagem de parabéns enviada pela Casa-Chefe; pelo presidente da Filial de Coolhaven, Rotterdã, João Ricardo Lopes, e do presidente do Correspondente Pantin, Paris, João Ramos.

Em discurso, José Andrade, disse que o percurso da Filial Den Haag não tem sido fácil, “mas graças ao empenho e ao amor que dedicam à nossa filosofia espiritualista, dirigentes e militantes têm lutado com valor e coragem para que ela mantenha suas portas abertas, não obstante os obstáculos que têm aparecido. Isso merece o nosso profundo respeito e nos serve de inspiração.

O Racionalismo Cristão precisa de soldados convictos, cientes da responsabilidade que assumiram perante eles próprios e as Forças do Bem.

Esta Casa, que conhecemos muito bem, pois durante alguns anos tivemos o privilégio de dar aqui a nossa colaboração, tem um grupo de militantes que muitas Casas gostariam de ter. Gostaríamos que todos os militantes da nossa Filosofia tivessem a convicção que os servidores desta Casa vêm demonstrando ao longo dos anos.

Observa-se em algumas Casas mundo afora militantes indiferentes e desmotivados, militantes que se inscreveram, mas que, ao longo de seu percurso na militância, foram perdendo motivação, começando a faltar a reuniões por motivos não justificáveis, deixando de estudar as obras da nossa filosofia espiritualista, e, acima de tudo, promovendo a desordem nas Casas onde militam.

Que esta Filial nos sirva, a todos, de modelo, mostrando-nos que a qualidade nem sempre é definida pela quantidade. Parabéns, irmãos!

Claro que nós, dirigentes, também temos grande responsabilidade em promover a união entre os militantes das Casas que presidimos, temos responsabilidade em manter a coesão entre os companheiros, temos a responsabilidade de incentivar os nossos militantes, de dar-lhes oportunidades para desenvolverem suas capacidades, e devemos, acima de tudo, estar atentos a possíveis desentendimentos no seio da militância. Devemos, portanto, ter a capacidade de gerir as várias sensibilidades, o que não é tarefa fácil, mas que deve ser levado a sério por todos os presidentes das casas racionalistas cristãs.

Para nós, como presidente de uma casa racionalista cristã, quando vemos um companheiro fracassar, ficamos tristes e fazemos tudo para que ele volte à posição de normalidade. Porém, se esse companheiro sair da militância, sentimos que somos co-responsáveis pelo fracasso e ficamos profundamente tristes.

O que queremos deixar bem claro é que o dirigente de uma Casa deve estar a todo o tempo vigilante e usar toda a sua inteligência para evitar possíveis conflitos no seio da militância, para que a Casa que preside possa continuar oferecendo garantia ao Astral Superior na limpeza da atmosfera fluídica da Terra.

Esta Casa tem o privilégio de ter à sua frente um presidente que reúne todas essas condições. Dizemos isto com conhecimento de causa, pois muito aprendemos com Joaquim Neves, durante os anos que estivemos aqui trabalhando com ele”.