Utilize sua força interior e vença os desafios

Sofro de depressão há 11 anos. Sou ativa, tenho minha profissão há mais de 30 anos, mas sempre que passo por problemas e situações difíceis pioro com a dificuldade de resolver, me sinto impotente e fico muito sensível, um sentimento de não existir; me ajudem, por favor.

Resposta: Prezada, problemas e situações difíceis sempre existirão.  Encará-los com otimismo e coragem e como desafios a serem vencidos dando tempo a si mesma para resolvê-los, sem criar ansiedades e pensamentos pessimistas, eis a solução para recuperar a sua autoconfiança.

Sendo uma pessoa ativa e com profissão definida, deve dar ênfase a esse trabalho e valorizar-se, ativando novamente a força interior que possui e que nesses momentos parece ter deixado adormecida, mas que precisa novamente revigorar através de um querer firme, restabelecendo a sua coragem e a vontade forte que possui e passando a acreditar em si própria, na sua capacidade de reação.

O que queremos dizer é que você precisa mudar a sua maneira de pensar, procurando emitir pensamentos positivos e estabelecendo também uma mudança disciplinar de hábitos e costumes com horários para tudo.

Além disso, a aconselhamos a repetir sempre para si mesma: “Vou sair dessa tristeza e depressão!  Sei que vou superar este mal que agora me aflige e é passageiro, utilizando a força da minha vontade!”.

Repita isto para si com toda a convicção que você vai buscar no fundo da sua vontade e de sua coragem ora adormecidas.

Este é o tratamento espiritual de que você necessita e que o Racionalismo Cristão não se cansa de ensinar: “Pensar é atrair.”

Se com otimismo se dispuser a estabelecer uma reação com pensamentos firmes no sentido de resolver suas situações difíceis, certamente encontrará soluções para elas, sendo bem intuída para tal fim. Se, ao contrário, cultivar o pessimismo achando-se impotente para resolvê-las, estará associando-se a correntes extremamente negativas que fatalmente a conduzirão ao estado de depressão.

Reaja, portanto. Você é Força, parte de uma Força maior, que chamam Deus, mas que nossa Filosofia prefere chamar Grande Foco, Força Criadora ou Inteligência Universal.

Sendo parte desta Força, só precisa ativá-la.

Afirme sempre: “Eu posso e vou conseguir”.

Toda esta preleção é para que você reúna toda a energia que puder e pouco a pouco vá recuperando-se. Para isto, o Racionalismo Cristão oferece a ferramenta do esclarecimento sobre aquilo que somos, o que estamos fazendo neste planeta, qual a causa dos nossos sofrimentos e como acionar os nossos atributos espirituais para superá-los.

Você pode obter esses conhecimentos através do livro Racionalismo Cristão, 45ª edição, lendo e relendo o capítulo Pensamento.

Esse livro é oferecido para a leitura minutos antes de começar uma reunião pública de limpeza psíquica e esclarecimento espiritual nas casas racionalistas cristãs, ou pode ser adquirido na livraria da Casa.

Lendo-o, não só estará adquirindo conhecimentos da Força que você representa como espírito em evolução, mas também se associando mentalmente a correntes fortalecedoras do esclarecimento espiritual.