Mais uma Casa do RC elevada a Filial em Cabo Verde

Durante a visita que efetuou à Ilha de São Vicente de 13 a 20 de agosto de 2018, o presidente internacional do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, elevou à categoria de Filial o Correspondente Chã de Alecrim.

A festa de ascensão foi realizada no domingo, 19, presentes o representante regional do Racionalismo Cristão, Antero Filipe dos Santos, a comitiva que acompanhou Gilberto Silva, os presidentes das demais casas racionalistas cristãs da Ilha de São Vicente, militantes e a população do bairro de Chã de Alecrim.

A casa racionalista cristã de Chã de Alecrim foi pequena para acolher tanta gente que queria assistir à reunião cívico- espiritualista dirigida pelo presidente do RC, pois era a primeira visita dele ao bairro.

O presidente da nova Filial, Pedro Nascimento Monteiro Rodrigues, discorreu sobre a  história da Casa, lembrando que a primeira reunião com o objetivo de formar o núcleo de estudos doutrinários e solicitar autorização para abertura da Correspondente Chã de Alecrim ocorreu em 26 de novembro de 2016.  O pedido foi feito à Casa-Chefe em 30 de janeiro de 2017 e a autorização, concedida em maio.

O presidente destacou que “a data do aniversário desta humilde Casa não podia ser melhor, pois 26 de janeiro de 1910 é o dia em que germinou a verdadeira espiritualidade, portanto, Dia da Espiritualidade, como determinou a Casa-Chefe”.

Conseguida a primeira etapa, faltava a segunda, a elevação da Casa à categoria de Filial, para dar satisfação à assistência, que ansiava pelas manifestações mediúnicas, só possíveis nas filiais e na Casa-Chefe.

“Conscientizados da responsabilidade que assumimos, fomos adquirindo o traquejo necessário para alcançar a segunda etapa. E, hoje, um ano e dez meses depois da formação do núcleo, estamos conseguindo essa tão desejada categoria de Filial do Racionalismo Cristão”, afirmou.

O presidente acrescentou: “Sabemos que a responsabilidade irá aumentar, pois há diferenças substanciais entre um Correspondente e uma Filial, mas estamos convictos da nossa capacidade e sabemos que essa responsabilidade implica o pleno conhecimento dos princípios da nossa filosofia espiritualista e sua prática nas reuniões espiritualistas e administrativas,  e da rigorosa disciplina que teremos de seguir em nossas próprias vidas,

Senhor Gilberto Silva, continuamos contando com o seu incondicional apoio e incentivo que nos dá sempre a certeza de que estamos no rumo certo, e desejamos que continue expandindo a nossa Filosodia, pois a abertura desta Casa é um exemplo inequívoco da expansão do Racionalismo Cristão. Como afirmou Humberto Romanelli, ‘é com visão espiritualista de convívio humano que são abertas novas casas racionalistas cristãs. São acontecimentos que fazem surgir novos militantes e assistentes de reuniões públicas, dispostos a ensinar e aprender os conhecimentos espiritualistas que nossas Casas oferecem.’

Aliás, dizemos por ser a expressão de mais pura verdade que Vossa Excelência, soube como ninguém bem aproveitar a estrada da expansão pavimentada pelo seu antecessor, o Mestre Humberto Rodrigues”, concluiu o presidente da nova Filial.

O representante regional, Antero Filipe dos Santos, pôs a tônica nos encontros e visitas realizados ao núcleo e ao Correspondente, no sentido de fazer um acompanhamento mais próximo possível e fornecer solução para os obstáculos que foram surgindo ao longo da caminhada.

O presidente do Racionalismo Cristão destacou as atividades desenvolvidas desde a formação do núcleo e exortou a militância sobre a necessária união em torno dos trabalhos doutrinários. Aos assistentes e população do bairro de Chã de Alecrim solicitou assiduidade às reuniões públicas para que possam aproveitar o máximo da Casa, que foi aberta para os servi-los cada vez melhor. Ao final, entregou ao presidente da Filial o bastão como símbolo da filosofia espiritualista desenvolvida por Luiz de Mattos.