Doenças psicossomáticas

Frequentemente ouve-se falar em doenças psicossomáticas, mas o que são? De que se trata, afinal? Neste artigo vamos abordar esse assunto com a devida e merecida atenção. Vamos apresentar o que são, quais os tipos e os tratamentos mais adequados a cada tipo. Há uma expressão latina “mens sana in corpore sano” – “mente sã em corpo são” – que traduz muito bem a influência da mente no bem-estar corporal, na saúde física. Na verdade, é de há muito constatado que a mente e o corpo formam um sistema único de atuação consciente e inconsciente no funcionamento do organismo humano.

Conceituação. Voltando à nossa pergunta inicial, vamos conceituar o significado da palavra psicossomática. Linguisticamente, percebe-se que a palavra psicossomática é composta de dois vocábulos cuja origem vem do idioma grego: psique, que significa alma ou espírito, e soma, que significa corpo. Daí concluir-se que psicossomática é uma doença cujas causas são principalmente emocionais, de ordem psíquica, que tem origem no espírito e que se manifesta com consequências físicas em um determinado órgão ou sistema fisiológico do corpo humano. Há uma série muito grande de doenças que se comportam dessa maneira. Convém lembrar que em 2013, após a publicação do DSM-V Diagnostic and Statistical Maanual of Mental Disorders, 5ª edição, foi criado o termo TSS-Transtorno de Sintomas Somáticos para substituir a expressão “doenças psicossomáticas”, que passou a ser adotado pela Psicologia e Psiquiatria.

Estatísticas sobre as doenças psicossomáticas. Segundo as estatísticas, a catalogação de doenças psicossomáticas cresceu de 106 tipos em 1952, quando da primeira edição do DSM-1 para 365 quando da edição do DSM-V, em 2013. Na CID-10 (Classificação Internacional de Doenças), os transtornos mentais e comportamentais estão categorizados com o código F na faixa de F-01 a F-99. Por exemplo, os transtornos fóbicos ansiosos estão classificados sob o código F-40, os distúrbios de conduta em F-91 e a esquizofrenia em F-32. Seria tedioso enumerar aqui as doenças psicossomáticas mais comuns dentre as 365 da lista da CID-10 e da lista DSM-5, pois elas formariam outra pequena lista de pelo menos 40.

Percebendo as doença psicossomáticas. A percepção de que você é portador de uma doença psicossomática ou TSS-Transtorno de Sintomas Somáticos se dá com o aparecimento de um ou mais sintomas no seu equilíbrio emocional ou no próprio corpo, não sendo incomum aparecer primeiro neste último. Geralmente, você percebe primeiro a doença física, e apenas depois de investigar com um médico pode-se avaliar se a causa é algum fator psicológico. Tanto o estresse como as demais pressões emocionais podem intensificar os sintomas. Neste caso, procure um profissional competente. Para se ter um diagnóstico confiável, esses profissionais utilizam listas ou questionários desenvolvidos para tal fim, sendo a mais famosa a PHQ-15 (Patient Health Questionnaire – 15 Itens) que contém propriedades psicométricas bem estabelecidas, disponibilidade e ser fácil de usar.

Evolução das doenças psicossomáticas. Conforme as estatísticas demonstram, é assustador o número de doenças psicossomáticas catalogadas e as mortes que causam. Até mesmo as duas doenças que mais mortes causam no mundo, como as doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer, podem ser atribuídas a transtornos mentais.  O psicoterapeuta norte-americano Lawrence LeShan (1920-2020) em seu livro O Câncer como ponto de mutação – 4ª edição (1992), com grande percepção, sabedoria e compaixão, descreve a experiência daqueles que desafiaram o câncer com procedimentos alternativos e triunfaram. Ele demonstrou que a solidão brutal, o trauma emocional violento ou o estado psicológico sem esperança (desequilíbrio psíquico) podem interferir na morbidade do câncer.

Eis aqui os principais exemplos de desequilíbrios alimentares que também podem ter como causa fatores psíquicos e psicológicos: bulimia, anorexia, obesidade, alcoolismo e doenças cardiovasculares ligadas ao consumo excessivo de certos alimentos gordurosos ou açucarados. Acresce-se a essa lista a hipertensão e as enxaquecas como manifestações de doenças psicossomáticas.

A ciência médica já aceita que a mente influencia o corpo. Parece não haver dúvidas de que a grande maioria das doenças ou até mesmo todas têm um componente psíquico. O estado emocional das pessoas causa ou piora as manifestações de muitas patologias, inclusive há indícios robustos que até diminui as defesas imunológicas em caso de infecções bacterianas ou viróticas.

É sabido que o estresse afeta a produção e circulação de cortisol na corrente sanguínea afetando a saúde por meio de ações psicossomáticas. O mesmo acontece no aparecimento da ansiedade e neuroses, que afetam profundamente e têm repercussões bem conhecidas no estado de saúde das pessoas por elas acometidas. Essa interface espírito-mente-corpo-doença psicossomática é, na atualidade, objeto de muita pesquisa por parte da psicologia e medicina experimental, com grandes avanços observáveis.

Conclusão. A mais séria de todas as doenças psicossomáticas é o TOC-Transtorno obsessivo compulsivo, que espiritualmente denominamos de desequilíbrio psíquico. Ela ocorre com todo aquele que, tendo mediunidade mais desenvolvida, desconhece sua constituição astral e física como parcela do Princípio Inteligente e leva uma vida material desregrada, não conhecendo seus atributos e faculdades espirituais, nem tampouco as leis evolutivas. Não sabendo usar o pensamento para emitir e captar pensamentos positivos ficam à mercê da ação dos espíritos perturbadores. Sua cura completa só pode ocorrer nos campos vibracionais das reuniões públicas do Racionalismo Cristão.