É preciso afastar da mente o que for nocivo

Escrevo em nome da minha esposa, que depois de muitos anos de casamento, de lutas, criação de filhos, enfim, tudo tem andado razoavelmente bem. Mas há dois anos ela foi vítima de um ataque cerebral que lhe causou paralisia do lado esquerdo do corpo, e desde então tudo mudou. Ela está quase sempre deprimida, de mau humor, nervosa, apesar de todo amor e apoio que lhe dedicamos. Somos estudiosos desta maravilhosa Filosofia há muitos anos, frequentávamos sempre que podíamos as reuniões públicas, e acompanhamos programas como Razão para Viver todos os dias.

Gostaríamos de um aconselhamento, principalmente a minha esposa, acerca desse relato. À vocês desejamos muita saúde, e que sejam sempre bem intuídos pelo Astral Superior para que possam continuar exercendo esse maravilhoso trabalho de esclarecer e orientar a humanidade.

Resposta. Prezado, lamentamos que tão triste acontecimento tenha  ocorrido com a sua esposa. É justamente num momento de dor e de grande dificuldade que o espírito é posto à prova, que precisa superar-se e aproveitar para avançar no seu processo evolutivo.

O Racionalismo Cristão nos ensina que nada acontece por acaso, pois tudo na vida tem uma razão de ser. E o que aconteceu com a sua esposa também não foi um acaso. É a oportunidade que ela tem de mostrar todo o seu potencial espiritual. Todas as virtudes que precisa aprimorar estão esperando que ela reaja e vença a si mesma.

E como superar tudo isso e tornar a vida agradável, com paz e harmonia no lar? Colocando em prática os conhecimentos oferecidos pelo Racionalismo Cristão e inseridos em suas obras. De nada adianta ler as obras ou mesmo participar de reuniões públicas, se as aulas não forem assimiladas e utilizadas no dia a dia.

Então, é preciso vontade forte para superar o trauma e exercitar os pensamentos para vibrá-los de forma otimista, não permitindo que maus pensamentos nem sentimentos inferiores habitem a mente. É preciso que a  depressão, o mau humor, o nervosismo, o desequilíbrio psíquico e todos os sentimentos nocivos sejam afastados da mente e substituídos por outros de valor e coragem, coragem para viver com essas deficiências físicas e substituí-las por valores espirituais como a alegria, o entusiasmo pela vida, a certeza de que o espírito é que comanda a matéria, e por isso pode continuar a luta pela evolução espiritual sem temor algum.

Oriente a sua esposa para que ela volte a sorrir, volte a olhar a vida sob o ângulo espiritual, sendo mais paciente consigo mesma, resignada com o que não pode modificar, renunciando àquilo que o corpo físico não mais consegue realizar, mas fortificando a mente, para esta ser protagonista de grandes realizações espirituais que irão aumentar o seu acervo espiritual pelo aprimoramento de virtudes que estão aflorando e esperando a decisão de implementá-las.

Lutem, juntos, com galhardia, por dias melhores, nunca desistam de ser felizes, pois a felicidade não está na forma física, está na vontade inabalável de alcançar a paz, o equilíbrio emocional, a harmonia e a plena certeza de que tudo pode, porque o espírito esclarecido tudo pode alcançar de verdadeiramente útil, e para isto não precisa de um corpo humano perfeito.

Escreva-nos ao necessitarem das nossas palavras amigas e de conforto espiritual.