Espírito não sabe quanto tempo ficará encarnado

Tenho uma dúvida. O livro Racionalismo Cristão diz que quando reencarnamos o fazemos devido a uma pré-programação feita no mundo de estágio e essa encarnação vem programada para até a fase  da velhice e só é interrompida por alguma catástrofe, acidente, mas eu sempre escuto que já viemos com o tempo certo para desencarnar, sendo explicado o fato da morte de um bebê, uma criança, um adolescente. Como vocês explicam ou onde está escrito o que eu quero saber?

Resposta: Prezada, parabéns por estar estudando a espiritualidade. E nos seus estudos da obra essencial Racionalismo Cristão, 45ª edição, encontrará as seguintes afirmações:

No capítulo Traços gerais:

(…)“A Força Criadora mantém o Todo Universal regido por leis evolutivas, às quais estão sujeitos todos os seres, não admitindo assim o Racionalismo Cristão provações, predestinações nem milagres.

No capítulo Encarnação do espírito:

(…) “Determinado a encarnar e, levando em consideração as perspectivas relacionadas ao seu grau de evolução, o espírito faz escolhas no que tange à nação, à família, ao grupo étnico e a outras condições que lhe possam favorecer o processo de desenvolvimento.”

(…) “O ser humano passa por fases distintas, em cada uma das quais poderá colher valiosos ensinamentos. Essas fases são: infância, mocidade, madureza e velhice. Em todas elas tem deveres a cumprir, trabalhos a realizar, obrigações a satisfazer. A dinâmica da vida exige ação permanente, mas ação dignificante, proveitosa e construtiva, em benefício próprio e do semelhante. As quatro fases mencionadas só possuem sentido no plano físico. Elas se relacionam, unicamente, com o desenvolvimento e a duração da existência terrena, servindo para estabelecer a diversidade de experiências e ensinamentos no curso de uma encarnação. “

E no capítulo Desencarnação do espírito:

(…) “Muitos fatores na Terra, tais como poluição ambiental, mudanças bruscas de temperatura e insalubridade de certas regiões, abalos sísmicos, surtos epidêmicos, abundantes meios de contaminação, vícios de toda espécie, inclusive de drogas, e, ainda, a influência perniciosa dos espíritos do astral inferior contribuem para o falecimento prematuro das pessoas. Além disso, deve-se considerar a existência de determinados fenômenos sociais geradores de conflitos, como a insegurança urbana e as guerras.”

“De qualquer modo, a desencarnação antes da época própria representa sempre retardamento na evolução do espírito, e um meio de repará-lo é a reencarnação…”

Como vê, embora o espírito faça todo o planejamento em seu mundo de estágio, quando reencarna submete-se a todas as dificuldades e condições do planeta-escola, não existindo, portanto, a predeterminação de tempo certo para a desencarnação.

Esses assuntos são discorridos em reuniões públicas de limpeza psíquica, mas como elas estão suspensas, a sede mundial do Racionalismo Cristão decidiu que muitas Filiais continuem a fazer reuniões a distância, via internet; e caso queira fazer parte delas sugerimos que envie um WhatsApp para +55 21997227845 para receber um convite a fim de participar da reunião mais próxima de sua região geográfica.

Com as flexibilizações pelo poder público em regiões onde se localizam nossas Casas, está sendo autorizado o retorno progressivo de nossas atividades presenciais  em países da Europa, nos Estados Unidos e na República de Cabo Verde, cumpridas as rigorosas medidas cautelares estabelecidas pelas autoridades de saúde locais, com resultados satisfatórios.

Existe também a opção de assistir pelo Youtube no computador, no tablet, ou celular a uma reunião a distância, com o presidente Gilberto Silva, às terças e quintas-feiras, às 16 horas, com respostas a reflexos selecionados nas reuniões presenciais da sede mundial; e às 20 horas, em forma de Conversa com o presidente, abordando temas sugeridos pelos assistentes, através do site: http://youtube.com/c/racionalismocristao.