Filial Sorocaba em ato pioneiro na Net

A reunião cívico-espiritualista em comemoração aos 82 anos da Filial Sorocaba (SP) do Racionalismo Cristão, realizada em 8 de agosto, transformou-se num fato inédito entre os Filiados e para os militantes e seguidores desta filosofia: foi a primeira reunião pública a distância transmitida simultaneamente pela plataforma Zoom, no canal do YouTube e na página do Facebook do Racionalismo Cristão.

As plataformas de reunião pela Internet, em geral, permitem que somente até 100 pessoas possam participar de um evento. A comemoração realizada numa dessas plataformas, como foi a utilizada pela reunião cívico-espiritualista dos 82 anos de fundação da Filial Sorocaba, e retransmitida através do nosso canal no YouTube e em nossa página no Facebook, permite que um número ilimitado de pessoas assista à reunião ao mesmo tempo e até possam interagir através dos chats de transmissão. Outra grande vantagem é que o vídeo fica disponível no canal, possibilitando que as pessoas possam assistir a qualquer tempo a reunião, como foi o caso dessa solenidade que está disponível em nosso canal no YouTube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=ROTZBjoLSZ8.

Mesmo em tempo de pandemia, foi um encontro virtual dirigido por Gilberto Silva, presidente do Racionalismo Cristão, com militantes e assistentes de casas racionalistas cristãs de vários estados do Brasil, de Cabo Verde e Europa.

A reunião se baseou em reflexos dados na sede mundial do RC, no Rio de Janeiro, reforçando a importância da limpeza psíquica, momento em que temos o privilégio de ter as nossas energias recarregadas para seguirmos lutando pelos nossos ideais e cumprirmos com os nossos deveres.

Após a leitura dos reflexos e feitas as respectivas explanações, foi  lida esclarecedora orientação do Presidente Astral do RC, Humberto Rodrigues.

No transcorrer da reunião cívica discursaram os queridos amigos das Casas de São Paulo, Campinas, Tatuí e Sorocaba que, com muita emoção e carinho, nos dedicaram palavras de fortalecimento e amizade e, como disse nosso amigo e dirigente-geral da Filial Campinas, Carlos Diamantino: ”guardo os amigos da Filial Sorocaba do lado esquerdo do peito”, relembrando trecho da música de Fernando Brant e Milton Nascimento. Ouvimos José Nanni Neto, presidente da Filial Tatuí, que, sempre de forma muito carinhosa, dedicou palavras de grande incentivo para a continuidade do Racionalismo Cristão em Sorocaba, principalmente através da valorosa luta pela união dos jovens.

Tão boa tem sido a aceitação e tamanho o consequente sucesso das reuniões públicas e reuniões cívico-espiritualistas comemorativas, que o presidente internacional do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, anunciou durante a comemoração do 82º aniversário de fundação da Filial Sorocaba que elas serão mantidas mesmo após a vitória sobre a covid 19 e a liberação das pessoas para os contatos sociais sem restrições.

Ao ser adotada a nova modalidade em substituição às reuniões presenciais, o intuito era preservar a saúde de militantes e frequentadores das casas racionalistas cristãs na pandemia que ainda afeta os hábitos de quase todos os povos. Os prazos limites foram estendidos até que a sede mundial do Racionalismo Cristão acompanhou a flexibilização admitida pelas autoridades sanitárias de alguns países e regiões.

Agora, a garantia da manutenção das reuniões a distância, mesmo passada a covid 19, certamente objetiva beneficiar idosos, pessoas com dificuldade de locomoção ou que residam muito distante das casas racionalistas cristãs. Será mais fácil, também, a participação de racionalistas cristãos de outras cidades ou países nas reuniões.

Gilberto Silva abriu a reunião comentando como estão sendo relevantes as mídias sociais quando as reuniões estão sendo realizadas através da WEB e a importância de o Racionalismo Cristão difundir seus ensinamentos para as pessoas adotarem uma vida correta, amor à família e amor ao próximo.

Como muito bem lembrado por Gilberto Silva, nestes 82 anos, a Filial Sorocaba vem passando por momentos marcantes. Inicialmente as reuniões ocorriam na Rua Coronel Prestes, no Centro da cidade. Após algum tempo a sede foi transferida para um pequeno e muito antigo salão na Rua Nogueira Martins. Após anos, devido à situação precária e insegura do imóvel, Vanderlei Carrasco cedeu parte de sua própria casa para a continuidade da realização das reuniões. A partir daí, Vanderlei
Carrasco, com grande ajuda de amigos e militantes construiu a Casa atual, que completou 15 anos neste ano.

E falando de continuidade, não poderíamos deixar de comemorar os 82 anos e assim fizemos com grande alegria e boas energias a nossa reunião a distância, possibilitando a participação diretamente de nossos lares.

Como muito bem comentou um participante da reunião no chat do youtube, “é mágico ver uma reunião do Racionalismo Cristão na internet”, ou seja, mais uma vez ficou reforçado: não há dificuldades que não sejam transpassadas.

Após a a fala de Gilberto Silva, o presidente da Filial Sorocaba agradeceu a participação de todos, o carinho, a amizade e a dedicação.

Colaboração de Nivaldo Mora