Festa via internet traz de volta datas importantes da Filial Recife

A Filial Recife do Racionalismo Cristão comemorou seus 86 anos de atividades e 48 de nova sede com reunião dirigida pelo presidente dessa filosofia espiritualista, Gilberto Silva, em 17 de março de 2021, realizada em Recife pelo Skype e pelo Youtube e Facebook da Sede Mundial.

Após a reunião espiritualista, o dirigente da Casa aniversariante, Francisco Ivo de Oliveira, assumiu a reunião cívica, com agradecimento especial a Gilberto Silva pela participação na reunião de aniversário e leu mensagem de cumprimentos enviada pela Sede Mundial. Em seguida, iniciaram-se os discursos com a palavra de Marlos Porto, da Filial Arcoverde (PE), destacando o momento difícil enfrentado pelo país em função da pandemia de covid.

Solidariedade. “Mais do que nunca, revela-se necessário que os conhecimentos condensados há mais de cem  anos por Luiz de Mattos na obra essencial da filosofia racionalista cristã – o livro Racionalismo Cristão – e a higiene mental por esta preconizada – a limpeza psíquica – sejam compartilhados com o maior número possível de pessoas, visando a alcançar principalmente aqueles que carecem de um norte seguro para sua jornada neste mundo e que não vislumbram, em meio a tamanha tragédia e tantos sofrimentos dela decorrentes, o seu propósito nesta vida”, afirmou.

Reconhecimento. Em seguida, discursou a Sra. Laudenice Campos, presidente do Correspondente Barreiros, cidade da mata sul do Estado de Pernambuco, próxima ao Estado de Alagoas.

“É gratificante poder constatar os resultados de um trabalho feito com dedicação ao longo de todos esses anos. Trabalho feito em prol da evolução da humanidade que nos faz crescer como ser humano a cada dia, fortalecendo em nosso espírito valores da união, do trabalho em equipe e do amor fraterno Mesmo no panorama atual que o mundo reflete, seguimos em frente sem nos deixar abater, pois é nos momentos de crise que o ser humano se torna uma pessoa melhor”, disse a Sra. Laudenice.

Origens. Discursaram ainda visitantes e militantes, até a palavra de Francisco Ivo de Oliveira, que discorreu sobre as origens da Filial. “Em 20 de março de 1935, Gregório Alves Caldas enviou carta para o Centro Redentor, no Rio de Janeiro, solicitando autorização para abertura como Centro Redentor correspondente. Relacionou 12 pessoas, sendo dois médiuns. O Centro Redentor respondeu com carta de 1º de abril de 1935, dando parabéns pela iniciativa e enviando Estatuto do Centro Redentor, fazendo orientações de como proceder, especialmente com os médiuns, orientando para fazer livro de atas, e registro da abertura em Cartório de Títulos e Documentos e publicar em órgão oficial”, lembrou.

Novos companheiros. “As primeiras reuniões foram iniciadas na Avenida Dr. José Rufino, 548, na garagem da residência de Gregório Caldas”, prosseguiu. “Poucos anos depois, do registro de reuniões nesse endereço já não constavam os nomes relacionados em 1935, mas outros companheiros, como João Rodrigues da Penha, Domingos Neto, que era major reformado do Exército, José de Souza, José Arlindo do Nascimento, que era eletricitário, Maria de Lourdes da Costa Carvalho e Sebastião Duarte Bispo, policial aduaneiro, que foi contemporâneo de Luiz de Mattos quando residia no Rio de Janeiro.”

Sucessão. Em 1942, com o falecimento de Gregório Caldas, tivemos na sequência, como presidentes, o major Domingos Neto e o português Joaquim Santos. Depois foi o Dr. Rubens Borges de Menezes, presidente com administração bastante dinâmica,  que alugou uma casa para uso exclusivo das reuniões do Correspondente.

Rubens Borges de Menezes além de bacharel em Direito era oficial da Marinha, que aqui aportou na época da Segunda Guerra Mundial, incorporado às forças militares que patrulhavam o litoral do Nordeste brasileiro. Em 1948 assumiu como presidente Sebastião Camelo de Araújo, que deu continuidade com melhorias do grupo até 1968. Em sua administração, em 1957, foi comprada uma casa velha com grande terreno, que foi reformada e adaptada, sendo o Correspondente promovido a Filial em novembro de 1957.

Temos também a anotação histórica que em janeiro de 1955 chegaram para o grupo de militantes dois cidadãos portugueses, Angelo Ferreira da Silva e Luiz Lopes Farinha, que passaram a marcar impulso para as mudanças, como ocorreu na compra da sede própria em 1957.

Inauguração. Em 18 de março de 1973 o nosso edifício foi inaugurado com a presença honrosa de Antonio Cottas e suas filhas, e também grande caravana de companheiros do Rio, São Paulo e outros Estados do Brasil.

Gilberto Silva encerrou a ligação com Youtube e Facebook, e a Filial Recife continuou pelo Skype. Antes, o presidente do Racionalismo Cristão disse ter muito orgulho do trabalho do pessoal de Recife, que é irradiado e compartilhado com outras Casas da Região Nordeste.