Filial Cachoeiro de Itapemirim celebra um dia de felicidade

Conforme orientação da sede mundial do Racionalismo Cristão, no sentido da comemoração do Dia da Espiritualidade em todas as casas racionalistas cristãs, a Filial Cachoeiro de Itapemirim (ES) promoveu em 25 de janeiro reunião cívico-espiritualista alusiva à data.

Ainda não recomendadas pela Sede Mundial as reuniões presenciais, essa também foi realizada via internet, como tantas outras e com igual sucesso com relação ao número de participantes. No encontro virtual, o presidente em exercício, Antonio Carlos de Carvalho, fez breve histórico da Casa, chamou a atenção para o valor da família e destacou a atuação dos fundadores desta filosofia espiritualista e de seus continuadores.

Valor a força de vontade. Outra intervenção na reunião foi de  Filip Carvalho, que leu trecho do livro Para quanto os reveses chegarem, 4ª edição, de Fernando Faria: “Para o ser humano muito significa o valor da força de vontade, o poder de conceber ideias, o ânimo para lutar contra as adversidades, como lutamos e vencemos. Qualquer um pode vencer suas dificuldades. É questão de dar tempo ao tempo e não ficar esperando de braços cruzados por dias melhores, que só virão com esforço, desprendimento e bons pensamentos. Quanto maiores os obstáculos, sejam eles próprios, de parentes ou de amigos, mais alteado deverá ser o pensamento ao Astral Superior,  para que a luz se faça no espírito, que precisa tanto de amor e da compreensão de todos – Maria de Oliveira“

Um dia de felicidade. “Somos felizes em nos encontrarmos aqui reunidos para registrar mais esse aniversario, o Dia da Espiritualidade, que é 26 de janeiro, e o dia da ascensão da casa racionalista cristã de Cachoeiro de Itapemirim a Filial, 13 de janeiro”, afirmou Antonio Carlos de Carvalho, ao abrir seu discurso.

E exortou: “Companheiros, imponhamos ao mundo os princípios da Filosofia que legaram Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, mas, para impô-los precisamos de tática, de raciocínio, escolhendo as oportunidades para fazê-los calar nos espirito humano.” (Alguns desses princípios podem ser resumidos como estão no quadro ao lado.)

Antonio Carlos de Carvalho orientou: “Não é com discussões, histeria que se propaga a filosofia racionalista cristã; é com valor, compostura, trabalho, meditação, disciplina mental e física.”

Importância da família. E chamou a atenção: “Vamos ao ponto principal do nosso processo evolutivo, a base, que não pode ser esquecida, família, lares construídos dentro da verdade e da amizade, em que homens e mulheres sejam educados para a vida conjugal. Observamos a falta de companheirismo, da compreensão do que seja o respeito mútuo do amor verdadeiro, do entendimento, da necessidade da construção da família, que é a base de formação estrutural de um ser humano.

É nos lares bem organizados que os pais podem entender a personalidade de cada filho, as crianças possuem subconsciente amoldável, o que as torna sensível a receber a influência e as orientações que lhes forem ministradas.”

Código de conduta. Lembrou Antonio Carlos de Carvalho: “Luiz de Mattos deixou um código de conduta em suas obras, principalmente nos livros Racionalismo Cristão e A vida fora da matéria. Nos 15 capítulos do livro Racionalismo Cristão está o código de que precisamos para viver amenamente neste mundo de escolaridade. O livro A vida fora da matéria deixa bem claro o mar fluídico em que vivemos, onde podemos escolher em qual linha vamos colocar nossos pensamentos, temos que respeitar os direitos das pessoas, mas precisamos cumprir nossos deveres, precisamos ser discípulos de Luiz de Mattos, Luiz Thomaz, Antonio Cottas e Humberto Rodrigues.

O nosso presidente atual, Gilberto Silva, trabalha incansavelmente na grande divulgação da Filosofia, incentivando as pessoas nas reuniões a distância, na Conversa com o presidente, nos vídeos produzidos pela Sede Mundial, nos treinamentos de militantes, no incentivo aos assistentes. Muitas pessoas que não conheciam o Racionalismo Cristão podem conhecê-lo através da divulgação nas redes sociais.”