Filial Cachoeiro do Itapemirim abre espaço especial para os jovens

Ao comemorar o Dia da Espiritualidade e os 38 anos de ascensão de Correspondente a Filial, a casa racionalista cristã de Cachoeiro do Itapemirim (estado do Espírito Santo) marcou a data com a inauguração da Sala de Jovens, dependência bem clara e arejada para estudos, encontros e reuniões. De imediato, jovens da Filial ocuparam a sala, aproveitando as mesas e as confortáveis cadeiras.

Na reunião comemorativa, o militante da Filial São Gonçalo (estado do Rio de Janeiro) Jesus Rodrigues Couto destacou que, desde a fundação do Racionalismo Cristão, “muitos que por aqui passaram e assimilaram seus ensinamentos jamais esmoreceram nos momentos difíceis, pois sabiam que eram espíritos em evolução e que a sua força era maior que qualquer abalo material proporcionado por este planeta-escola. Hoje, os que se dedicam à causa racionalista cristã sabem das grandes responsabilidades que assumiram ao continuarem a luta de Luiz de Mattos”.

O militante Filip Nascimento de Carvalho apresentou o trecho final do livro Racionalismo Cristão, 45ª edição, destacando: “Somente o conhecimento da vida espiritual e da origem comum de todos os seres dará à humanidade condição de vislumbrar novos horizontes da Terra, através dos quais encontrará os caminhos que a levarão à sonhada paz, como resultado da fraternidade plena, afinal, estabelecida entre os povos”.

Antonio Carlos de Carvalho, que dirige a Filial dirigiu-se aos presentes, afirmando: “É com alegria espiritual e entusiasmo que comemoraremos o Dia da Espiritualidade, podemos dizer o dia da liberdade. A filosofia que Luiz de Mattos e Luiz Thomaz fundaram se chama Racionalismo Cristão, e expressa a conjugação de dois conceitos norteadores que exprimem todo conteúdo filosófico. Racionalismo está ligado ao procedimento dentro da ação do raciocínio, da lógica e da razão. Cristão, associado a Racionalismo, completa o sentido revelador da filosofia, um código de conduta que reúne princípios espiritualistas e preceitos do cristianismo. Quando dizemos código de conduta, nos referimos ao procedimento da pessoa perante a coletividade e a si mesma na condição de seus princípios.”

Noutro momento, Antonio Carlos de Carvalho disse: “Comemoramos hoje também a ascensão de correspondente a filial, que ocorreu em 13 de janeiro de 1984, Sabemos que é importante manter uma casa racionalista cristã com suas portas abertas para receber as pessoas que querem assistir às reuniões. Mas chegar a filial não é uma mágica, é um trabalho de união, dedicação, amor, compromisso e fidelidade ao código da filosofia racionalista cristã.

Ao nosso atual presidente, Nelcino Billencourt de Miranda, que muito faz por esta magnífica filosofia, nossos sinceros agradecimentos. Agradecimento por ter mantido esta Casa, por mais de 40 anos com amor e dedicação à causa que abraçou, acolhendo as pessoas. Obrigado, presidente.“