Filial em Cabo Verde festeja 61 anos de inauguração e 28 da sede própria

A Filial Ilha de São Vicente do Racionalismo Cristão, localizada em Alto de Santo Antonio (Ilha do Monte Cara, Cabo Verde), comemorou em 8 de abril o seu 61º aniversário da sua fundação e 28º da construção da sua sede própria, num clima festivo e de muita espiritualidade, e Casa lotada de militantes, assistentes e amigos do Racionalismo Cristão.

Depois de se ter ouvido as orientações do Presidente Astral da Casa, João Manuel Miranda, com muito conteúdo filosófico, foi encerrada a parte espiritual, e aberta a parte cívica alusiva à data, com a leitura do discurso da noite proferido pelo dirigente-geral da Casa aniversariante, Antero Filipe dos Santos.

Em seguida foi a intervenção do dirigente-geral da Filial Bela Vista, Aníbal dos Santos Andrade, recém-empossado nesse encargo pela Sede Mundial. Além da recém-indigitada dirigente-geral da Filial Chã de Alecrim, Neusa Lopes Brito, também militantes de outras casas racionalistas cristãs da Ilha de São Vicente estiveram presentes à cerimônia.

No ato cívico-espiritualista, a figura do saudoso e emérito presidente Mário Duarte Lopes, timoneiro da Casa aniversariante, foi lembrada com palavras elogiosas, em homenagem póstuma.

Após a reunião cívico-espiritualista foi lida uma mensagem de incentivo dirigida pela Sede Mundial do Racionalismo Cristão à militância da Filial aniversariante.

Para comemorar essa data, face ao momento de pandemia que se vive por todo lado, o programa foi reduzido. Apenas foram realizadas uma limpeza-geral e desinfeção do edifício, sua manutenção com pinturas e algumas alterações do espaço físico, dando-lhe melhor visual.

Princípios de disciplina. Após justificar a realização da reunião e enaltecer a figura de Mário Duarte Lopes, Antero Filipe dos Santos destacou que, com denodo e muita dedicação, têm sido cumpridas as normas instituídas pelo Racionalismo Cristão e as postuladas nas obras essenciais e nas de desdobramento, cujos ensinamentos a militância e assistentes assíduos da Casa vêm conseguindo absorver, para melhor saber viver neste mundo.

E acrescentou: “Podemos afirmar que houve muita responsabilidade e maior incidência nos princípios e disciplina que esta filosofia defende, divulga e pratica, em âmbito mundial”, e citou algumas realizações da Casa, inclusive reuniões públicas presenciais e virtuais, e de desdobramento espiritual, de médiuns, de militantes, do Conselho e Diretório Local e de atendimento personalizado desde 2021.

“E isto nos conforta, caros amigos. Daí o respeito que se deve tributar a uma escola do saber com o seu campo vibracional religado de forma fluídica às altas esferas da espiritualidade, em todas as reuniões realizadas nesta Filial, requerendo de todos nós, militantes, assistentes e amigos do Racionalismo Cristão, mais empenho e dedicação, sobretudo, muito respeito”, afirmou.

Disse ainda que, “apesar da pandemia de covid, que fustigou o nosso país, e dos problemas que vêm caracterizando o viver terreno, conseguimos realizar as nossas atividades espiritualistas sem sobressaltos, e ensejamos que as pessoas se tornem mais valorosas e conscientes, para que, através da conduta e do pensamento, possam atrair mais facilmente a saúde, a paz e a prosperidade.”

Glória aos fundadores do Racionalismo Cristão, Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, ao seu consolidador, Antonio Cottas, e ao expansionista desta filosofia de vida que foi Humberto Rodrigues. Honra aos atuais dirigentes, e ao presidente Gilberto Silva nosso reconhecimento pelo muito que vem fazendo nesta nova fase da expansão e divulgação desta Filosofia.

Queiram aceitar, amigos, mais uma vez, as nossas efusivas felicitações pelo inestimável contributo que vêm prestando a esta Casa, e a todos muita saúde, com muita espiritualidade, extensiva aos familiares e amigos, para que continuemos todos a prestar melhor serviço à causa racionalista cristã que abraçamos com responsabilidade, dedicação e entrega, carinho, renúncia e espírito de equipe.