Filial festeja o 77º aniversário

A Filial Marília (São Paulo) do Racionalismo Cristão comemorou em setembro de 2017 os 77 anos da fundação, sede própria e ascensão a filial, com reunião cívico-espiritualista dirigida pelo presidente da Filial Santos, Jorge Alexandre Fares.

Na reunião comemorativa foi homenageada a militante da Filial aniversariante Otília Borges da Silva, de 85 anos, com o título de Membro Honorário do Racionalismo Cristão, honraria conferida pelo Conselho Superior da Casa-Chefe do Racionalismo Cristão, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Causa ao longo de 50 anos.

O presidente da Casa, Nelson Ferreira da Costa Filho, destacou que o dia era de gratidão a José Ferreira da Costa, fundador da Filial Marília, que “em 15 de setembro de 1940 nos deixou esse legado que é a maior fortuna que existe; sem ele não estaríamos hoje aqui.” Disse ainda que “estamos vivendo a era do despertar, a era da consciência, a era da mudança. E aqui nesta casa sempre encontrarão os meios ideais para atingir um nível extraordinário de espiritualidade, conhecimento e plenitude”.

Nelson Ferreira da Costa Filho agradeceu a gentileza de Jorge Fares  ter aceitado o convite para presidir as reuniões pública e cívica e a todos que se deslocaram de outras cidades e mesmo de Marília para estar presentes nesta data tão especial para o Racionalismo Cristão.

Na sequência, o presidente do Correspondente José Bonifácio, Benedicto Floriano de Lima, discorreu sobre a importância da Filial Marília para o RC,  enaltecendo a figura de José Ferreira da Costa e sua esposa, Maria Augusta, “que tanto amaram essa cidade, dedicando-se à Doutrina e fazendo brilhar aqui a luz do Grande Foco”.

Francisco Branco, presidente da Filial São José do Rio Preto, explicou de forma brilhante a importância de uma comemoração como a que estava sendo realizada, contando a história de um pesquisador/engenheiro americano que começou a estudar a energia psíquica e pediu ajuda a uma amiga, médium sensitiva. Ela lhe disse que a energia psíquica não poderia ser armazenada, mas existe em grande profusão em nossa vida, e propôs um experimento que provava a existência da energia psíquica, que consistia em pegar duas folhas de uma planta por um tempo determinado, e nas mesmas condições, uma seria acariciada e a outra, não. Após um mês, uma secou e a que recebeu o carinho permaneceu verde. “Essa é a beleza desta Casa, porque aqui é a escola da espiritualidade, e, se a espiritualidade é uma ciência, é aqui que vamos aprender a ser verdadeiros cientistas”, afirmou.

Rubens Polito, militante da Filial Marília, recitou uma poesia de sua autoria sobre emoção e pensamento, e em seguida, representando o Correspondente Assis, o militante Amado Martins elogiou Jorge Fares pelos seus ensinamentos, Francisco Branco pelos seus conhecimentos científicos e Nelson Ferreira da Costa Filho como um espírito forte que atrai e fortalece aqueles que estão à sua volta para manter esta casa.

Encerrando a série de discursos, Jorge Fares disse que “nós que frequentamos assiduamente e exercemos a militância não somos muitos, se comparados à população terrena, mas será que é o número que importa? Não, é a qualidade das pessoas que estão envolvidas neste movimento em prol da espiritualização da humanidade. Nós precisamos ter sempre a consciência de que outras pessoas não conhecem o RC, cuja ficha da importância da espiritualidade ainda não caiu, como se diz. Então, não devemos esperar delas  compromisso com esta Doutrina”.

“Às vezes  ouço dentro do RC que as pessoas estão cumprindo com o seu dever, e eu nunca senti que fazer qualquer coisa pela Doutrina é uma obrigação, eu sempre senti como uma oportunidade que não deveria perder, independente da velocidade de outras pessoas ao meu redor, porque acima de qualquer dever está a satisfação de levantar um irmão nosso em essência que adentra aquela porta e que está em uma situação de desespero, desequilibrado psiquicamente. Não devemos desperdiçar essa oportunidade porque concorremos contra  bilhões de espíritos para aqui estar, e essa Doutrina foi implantada para, quando chegássemos a ela e nos dispuséssemos a ser um aluno aplicado, aproveitássemos ao máximo, não tendo só a teoria, mas aplicando no dia-a-dia em nossas ações. Quantas vezes ouvimos de espíritos em doutrinações que tiveram essa oportunidade e não souberam aproveitar. Porque escutamos isso? Para que não tenhamos dúvida, essa Doutrina é para a vida toda; se nós seguirmos essa filosofia de vida não teremos grandes remorsos, ouvindo o que Humberto Rodrigues disse: “nos esforçarmos ao máximo para errar o mínimo”. Essa deve ser nossa filosofia de vida. E como é difícil coordenar com eficiência uma casa racionalista cristã e manter essa Casa belíssima como está, bem cuidada, com seus militantes comprometidos. Ouçam o presidente quando ele os orientar, não se melindrem e sim agradeçam essa orientação. Deixo a todos um grande abraço, e parabéns”.

Seguindo a programação da festividade, deu-se início às palestras: Modéstia e Sensibilidade, por Jorge Fares; Retidão de Caráter e Honestidade, por Carlos Eduardo Marconi, militante da Filial Marília; e Perspicácia e Percepção, por Nelson Ferreira da Costa Filho.

Estiveram presentes representantes da Filial Quintana, Sra. Maria do Carmo Vieira; da Filial São José do Rio Preto, Francisco Sucena Branco; da Filial Tupã, Sra. Modesta de Freitas Miranda; do Correspondente Assis, Sra. Maria Cristina Dias; do Correspondente José Bonifácio, Benedicto Floriano de Lima; do Correspondente Lins, José Carlos Pires; militantes e assistentes locais e de outras cidades.